Sobre a Rides
A formação da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides) é o mecanismo proposto para o intercâmbio contínuo de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões participantes.
A Rides é constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior nos programas de pós-graduação das três regiões, ou outras, nacionais e internacionais.
A Rides tem por objetivos:
I. Democratizar o conhecimento e análise das políticas públicas para educação superior e básica, bem como viabilizar produções científicas coletivas.
II. Formular diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes aos grupos de pesquisa dos membros participantes.
III. Contribuir com estudos e resultados de pesquisas realizadas, para a formulação e implementação de políticas públicas, diretrizes e ações voltadas para Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, em articulação e parcerias com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional, com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
IV. Contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional docente para a Educação Básica e Superior.
V. Apoiar e encaminhar aos diversos fóruns (de diretores de centros e faculdades de educação, de coordenadores de cursos de pós-graduação em Educação, de pró-reitores de graduação, de pesquisa, pós-graduação e extensão, entre outros, mais diretamente ligados à temática) e às instâncias deliberativas, demandas e solicitações provenientes dos resultados dos encontros da Rede.
VI. Promover eventos científicos na área da Docência na Educação Básica e Superior.
VII. Socializar resultados das produções científicas destacando entre elas os relatórios de pesquisas, trabalhos em anais de eventos, inovações pedagógicas, bem como as ações/atividades de programas de formação/desenvolvimento profissional docente.
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