Identidade Visual
A identidade visual do II Interfor e VII Enforsup tem como referências símbolos culturais tradicionalmente associados à sociedade tocantinense.
O elemento visual principal da marca é a boneca Ritxoko, símbolo do povo indígena Karajá e patrimônio cultural do Brasil registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012.
Feitas de cerâmica, as bonecas representam vários aspectos do modo de ser e de viver desse povo tradicional. Além disso, remetem ao processo educativo por simbolizarem crenças, valores e conhecimentos que são transmitidos de geração em geração tanto pelo processo de confecção artesanal, restrito às mulheres, quanto pela utilização lúdica das bonecas pelas crianças da comunidade.
Outro elemento importante é a mandala de capim dourado, objeto de produção artesanal confeccionado com matéria-prima nativa da região do Jalapão, no Tocantins. Na composição da marca ela também representa o sol, símbolo cultural do Estado, em perspectiva com a Ponte Fernando Henrique Cardoso - a "Ponte da Amizade" -, cartão postal da cidade de Palmas.
Os tons de verde e azul do Rio Tocantins, que atravessa o Estado e margeia o Câmpus de Palmas, representam a UFT, sede do evento.
A junção de todos estes elementos busca uma representação cultural da educação e da regionalidade tocantinense, e ao mesmo tempo pretende provocar os participantes do evento com a perspectiva de experiências a serem proporcionadas com o encontro.
A arte foi desenvolvida pelo programador visual Felipe Leite, servidor lotado no "Job", o setor de criação da Diretoria de Comunicação (Dicom).
Redes Sociais