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II Interfor

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Histórico

O Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior  (Enforsup) nasceu a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Rides) e da necessidade de se criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para o Ensino Superior e a Educação Básica.

O Enforsup foi instituído em 2008 – ano de realização de sua primeira edição. O I Enforsup ocorreu nos dias 31 de março e 01 de abril de 2008 em Fortaleza/CE, com o objetivo de promover a articulação inter-regional de grupos de pesquisas. O encontro foi organizado nos seguintes eixos:

  1. Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica;
  2. Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: modelos em busca de uma política de formação docente para a educação superior;
  3. Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade;
  4. Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.

O encontro contou com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes das três regiões. Em decorrência das discussões apresentadas pelos quatro grupos de trabalho, foi elaborada a “Carta de Fortaleza” contendo proposições e entre elas a proposta de criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (Rides), em articulação e parceria com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional.

O II Enforsup foi realizado nos dias 06 a 08 de dezembro de 2009, em Belém/PA, com o objetivo de compreender a necessidade de desenvolvimento profissional docente na educação superior, bem como a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento procurou contemplar as seguintes temáticas:

  1. Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas; relação docente- aprendiz; formação para atuação com/na diversidade; articulação ensino- pesquisa-extensão, conhecimento e cultura, teoria-prática na formação docente para a Educação Superior.
  2. Pedagogia Universitária: modelos em busca de uma política de formação docente para a Educação Superior (profissão, profissionalismo, profissionalização e desenvolvimento profissional - saberes e condições de trabalho na Educação Superior e na Educação Profissional-Tecnológica).

Em plenária final foi aprovada a “Carta de Belém".

O III Enforsup reuniu, no período de 1° a 03 de setembro de 2011, na cidade de Salvador/BA, professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo central do encontro foi o de ampliar e aprofundar estudos e discussões sobre a educação superior a partir de três eixos temáticos, a seguir especificados:

  1. Docência; Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; relação professor-aluno mediada pelos saberes;
  2. Práticas pedagógicas na educação superior e profissional-tecnológica;
  3. Desenvolvimento profissional: Formação docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; condições de trabalho.

Neste III Enforsup buscou-se estabelecer intercâmbios com universidades, instituições de ensino e pesquisa de graduação e pós-graduação, públicas e privadas, institutos federais de educação profissional e tecnológica, e com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, resultando na “Carta de Salvador”.

O IV Enforsup aconteceu em Uberlândia/MG, no período de 13 a 15 de setembro de 2012. O objetivo orientador do encontro foi o de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação de pesquisas científicas acerca do desenvolvimento profissional docente para a educação superior Os eixos temáticos foram:

  1. Ensino, Aprendizagem Pesquisa e Avaliação na Educação Superior e Profissional-Tecnológica.
  2. Desenvolvimento Profissional Docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: saberes pedagógicos, identidade profissional, currículo e formação pedagógica.
  3. Políticas de Formação Docente para a Educação Superior e Profissional-Tecnológica: condições de trabalho; precarização do trabalho docente e mal-estar docente.

Frente ao exposto, os participantes da Rides no IV Enforsup aprovaram em assembleia a “Carta de Uberlândia” contendo reivindicações e recomendações.

O V Enforsup coordenado pela Universidade Federal do Piauí, ocorreu no período de 25 a 27 de agosto de 2013, em Teresina/PI com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação do cenário docente na educação superior no século XXI. Os participantes aprovaram a “Carta de Teresina”, contemplando e reafirmando o conteúdo expresso nas Cartas de Fortaleza (2008), de Belém (2009), de Salvador (2011), de Uberlândia (2012) por entenderem que ainda expressam encaminhamentos resultantes de reflexões acadêmicas coletivas que permanecem atuais. Esse encontro contemplou as seguintes temáticas:

  1. Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica.
  2. Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: propostas em busca de uma política de formação docente para a educação superior.
  3. Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade.
  4. Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.
  5. Gestão pedagógica no âmbito da docência superior.
  6. Políticas educacionais para educação superior e profissional tecnológica.

O VI Enforsup, coordenado pela Universidade de Brasília, ocorreu no período de 13 a 15 de maio de 2015, juntamente com a primeira edição do Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior (I Interfor), em Brasília/DF, com o objetivo de possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. Esse encontro teve os seguintes eixos temáticos:

  1. Formação Docente: aprendizagem e desenvolvimento profissional; Formação e inovação na Educação Básica, Superior e Tecnológica; Tecnologias, educação e seus sentidos formativos.
  2. Currículo na Educação Básica, Superior, Profissional e Tecnológica.
  3. Avaliação na Educação Básica, Superior, Profissional e Tecnológica. Diferentes níveis de avaliação: larga escala, institucional e das aprendizagens.

 

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