II Semana Acadêmica Integrada do Campus de Gurupi finaliza hoje (25), com Festival do Pequi
A II Semana Acadêmica Integrada do Campus de Gurupi segue com agenda até o final desta sexta-feira (25). O encerramento das atividades ocorre hoje à noite, dentro da programação artística e cultural do II Festival do Pequi, a partir das 18h, no Campus. A Semana reuniu todos os cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Gurupi, e conta com diversas palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, ministrados por professores e estudantes da UFT e pesquisadores externos.
“Nossos alunos estão tendo a oportunidade de interagir e debater com professores, palestrantes e pesquisadores, vindos, inclusive, de várias instituições parceiras”, explica o coordenador acadêmico do Campus de Gurupi, o professor Fernando Machado Haesbaert.
O Campus oferta quatro cursos de graduação – Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Química Ambiental – e dois de pós-graduação: Produção Vegetal e Ciências Florestais e Ambientais.
“Além da integração entre os alunos de graduação e pós-graduação, conseguimos trazer, dentro da programação, estudantes do Ensino Médio, que estiveram no Campus para o I Congresso de Alunos do Ensino Médio na UFT e que serão os nossos futuros alunos!”, destaca o coordenador. “Para o encerramento da Semana, teremos o Festival do Pequi, onde ocorre uma atividade bastante aguardada, lúdica e divertida, que é o campeonato de roedor de pequi”, conta.
Universidade pública e ciência a serviço do futuro da humanidade
Samira Afonso Castro cursa Agronomia no Campus de Gurupi e destacou a importância da atividade para a formação acadêmica dos alunos: “nós, estudantes, gostamos muito deste tipo de evento! É a hora de conhecermos informações e pessoas novas em nossas áreas. As salas das palestras estão lotadas!”, afirma a estudante, que participou da organização do evento.
“A II Semana Acadêmica Integrada proporcionou uma integração acadêmica profícua, de muita relevância. Os idealizadores estão de parabéns, pois realizaram um evento que agrega muito conhecimento!”, destaca o professor e pesquisador Horllys Gomes Barreto, do colegiado de Medicina do Campus de Palmas. Na ocasião, ele ministrou a palestra “Pesca de genes: a técnica da biotecnologia que revolucionou a agricultura”.
“’Pescar genes’ é, certamente, uma tarefa muito importante para o futuro da humanidade. Permitiu, na agricultura, uma grande revolução”, afirma o professor Horllys. “Podemos citar vários genes que foram ‘pescados’ e inseridos em espécies de plantas, por meio de técnicas de edição do DNA, permitindo o desenvolvimento de transgênicos, que são indispensáveis, pois aumentam a produção agrícola, melhoram a qualidade dos alimentos, otimizam o uso de insumos e permitem uma melhor adaptação aos desafios do campo”, explica o pesquisador.
Redes Sociais