Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Jornalismo da UFT ganha seis prêmios no Intercom Norte
Início do conteúdo da página
VENCEDORES EXPOCOM

Curso de Jornalismo da UFT ganha seis prêmios no Intercom Norte

Por Por Ingrid Assis | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h12 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 16h12

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ganhou em seis categorias da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), etapa Regional, realizada no XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Ao todo, o curso teve 9 trabalhos aprovados para concorrerem na etapa regional, desses, seis saíram vencedores da cerimônia realizada no último dia 4. Agora, os trabalhos seguem para a competição nacional, que ocorrerá durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Valquíria Guimarães, a quantidade de prêmios recebidos atesta a qualidade do ensino que está sendo desenvolvido. “É um índice que só mostra a qualidade do que vem sendo feito por nossos alunos e alunas, por nossos professores e professoras. A cada edição o curso vem se projetando e superando suas próprias marcas. É com imenso orgulho que temos seis trabalhos que seguem agora para a etapa nacional, representando a Região Norte, representando o Curso de Jornalismo da UFT”, destacou.

A professora Liana Vidigal orientou dois dos trabalhos vencedores: “E fora do story, você tá bem?”, de Mateus Soares, e “O assédio moral e sexual contra mulheres em ambientes de trabalho no Tocantins”, de Vitória Soriano. Ambos, foram orientados durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A orientação do trabalho da Vitória foi uma experiência inusitada, pois o tema se mostrou desafiador desde a forma de abordagem e identificação das entrevistadas até o esclarecimento das principais informações sobre assédio moral e sexual no trabalho. Em relação ao trabalho do aluno Mateus Soares, o tema também apresentava particularidades que precisavam ser observadas com atenção. Porém, havia outro desafio: estruturar o conteúdo de forma que pudesse atingir públicos diferentes e em plataformas distintas. Foi necessário pesquisar e adequar a linguagem”, relembrou Liana.

A hoje jornalista e egressa do curso, Gabriela Rossi, ganhou em uma das categorias mais concorridas. Dentre os cinco trabalhos selecionados, foi a sua websérie documental “Umbanda é nosso Axé” que saiu vencedora. O trabalho foi orientado pelo professor Frederico Salomé. “Eu não estava com muita esperança de vencer. Tenho a péssima mania de achar que nada que eu faça seja bom o suficiente, mas meu orientador, o professor Fred Salomé, sempre acreditou em mim e isso foi muito importante para eu não desistir. Sempre tive muito orgulho desse trabalho e ser reconhecida por algo que eu amo fazer não tem comparação!”, ressaltou. 

A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio voltado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, nas mais diversas categorias divididas entre as áreas de: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. É obrigatório que os trabalhos participantes sejam realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). A premiação é simbólica e, por ser a maior do tipo, na área, agrega qualificação e muito aprendizado para quem concorre e vence. 

Trabalhos vencedores, líderes e orientadores:
1- Canal Modalogia101 - da discente Isabela Caldas, com orientação do professor Sérgio Soares
2 - Meu Vogue é Preto! Sobre moda, racismo e pandemia - do discente João Pedro Farias, com orientação do professor Frederico Salomé
3 - Websérie documental: Umbanda é nosso Axé - da discente Gabriela Rossi, com orientação do professor Frederico Salomé
4 - Fear Magazine - da discente Gabriela Almeida, com orientação da professora Ingrid Assis
5 - E fora do story, você tá bem? - do discente Mateus Soares, com orientação da professora Liana Vidigal
6 - O assédio moral e sexual contra mulheres em ambientes de trabalho no Tocantins - da discente Vitória Soares, com orientação da professora Liana Vidigal

registrado em:
marcador(es): Jornalismo
Fim do conteúdo da página