Curso de Jornalismo da UFT ganha seis prêmios no Intercom Norte
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ganhou em seis categorias da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), etapa Regional, realizada no XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Ao todo, o curso teve 9 trabalhos aprovados para concorrerem na etapa regional, desses, seis saíram vencedores da cerimônia realizada no último dia 4. Agora, os trabalhos seguem para a competição nacional, que ocorrerá durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Valquíria Guimarães, a quantidade de prêmios recebidos atesta a qualidade do ensino que está sendo desenvolvido. “É um índice que só mostra a qualidade do que vem sendo feito por nossos alunos e alunas, por nossos professores e professoras. A cada edição o curso vem se projetando e superando suas próprias marcas. É com imenso orgulho que temos seis trabalhos que seguem agora para a etapa nacional, representando a Região Norte, representando o Curso de Jornalismo da UFT”, destacou.
A professora Liana Vidigal orientou dois dos trabalhos vencedores: “E fora do story, você tá bem?”, de Mateus Soares, e “O assédio moral e sexual contra mulheres em ambientes de trabalho no Tocantins”, de Vitória Soriano. Ambos, foram orientados durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A orientação do trabalho da Vitória foi uma experiência inusitada, pois o tema se mostrou desafiador desde a forma de abordagem e identificação das entrevistadas até o esclarecimento das principais informações sobre assédio moral e sexual no trabalho. Em relação ao trabalho do aluno Mateus Soares, o tema também apresentava particularidades que precisavam ser observadas com atenção. Porém, havia outro desafio: estruturar o conteúdo de forma que pudesse atingir públicos diferentes e em plataformas distintas. Foi necessário pesquisar e adequar a linguagem”, relembrou Liana.
A hoje jornalista e egressa do curso, Gabriela Rossi, ganhou em uma das categorias mais concorridas. Dentre os cinco trabalhos selecionados, foi a sua websérie documental “Umbanda é nosso Axé” que saiu vencedora. O trabalho foi orientado pelo professor Frederico Salomé. “Eu não estava com muita esperança de vencer. Tenho a péssima mania de achar que nada que eu faça seja bom o suficiente, mas meu orientador, o professor Fred Salomé, sempre acreditou em mim e isso foi muito importante para eu não desistir. Sempre tive muito orgulho desse trabalho e ser reconhecida por algo que eu amo fazer não tem comparação!”, ressaltou.
A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio voltado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, nas mais diversas categorias divididas entre as áreas de: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. É obrigatório que os trabalhos participantes sejam realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). A premiação é simbólica e, por ser a maior do tipo, na área, agrega qualificação e muito aprendizado para quem concorre e vence.
Trabalhos vencedores, líderes e orientadores: |
Redes Sociais