Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nove trabalhos do curso de Jornalismo da UFT vão concorrer na etapa regional da Expocom
Início do conteúdo da página
EDIÇÃO 2022

Nove trabalhos do curso de Jornalismo da UFT vão concorrer na etapa regional da Expocom

Por Por Ingrid Assis | Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 11h35 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 14h48

Dos 12 trabalhos experimentais inscritos pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nove foram aprovados para concorrerem na etapa regional da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), promovida pelo Intercom. O XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, evento no qual os trabalhos serão apresentados, vai ser realizado entre os dias 2 e 4 de junho.

A aprovação surpreendeu alguns alunos. “Foi algo inesperadamente bom. A oportunidade de participar nem passava pela nossa cabeça, então, quando a professora Ingrid falou que era possível a Fear Magazine competir, pulamos de alegria! E, para mim, poder vivenciar toda essa experiência com meus amigos é maravilhoso”, destacou Mariana Felix, uma das responsáveis pela criação da capa da revista Fear, aprovada na categoria Design Gráfico. Agora, os alunos responsáveis pelos trabalhos aprovados deverão produzir um vídeo de fundamentação do produto prático, de até 10 minutos, e submetê-lo na mesma plataforma da inscrição, até o dia 23 de maio. 

A coordenadora do curso, Valquíria Guimarães, ressalta o quanto essa seleção inicial da competição é importante para o curso. “Já é uma vitória para os nossos estudantes tendo em vista que apenas alguns trabalhos são escolhidos para concorrerem em cada categoria. Agora, é torcer para que esses produtos vençam e avancem na competição. Todos estão muito bons e têm potencial para isso. O curso de Jornalismo fica muito orgulhoso desse desempenho dos alunos”, afirmou.

Caso vençam a etapa regional, os trabalhos experimentais concorrerão à etapa nacional da premiação, que ocorrerá durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento será realizado de 5 a 9 de setembro de 2022 e terá como tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”. No ano de 2020, cinco trabalhos do curso de Jornalismo da UFT foram aprovados na etapa regional e concorreram à premiação nacional.

“Estamos levando nove trabalhos e esperamos, com isso, bater essa meta de participação do curso na etapa final da competição e quem sabe trazer prêmios em todas as etapas. O trabalho realizado pela comissão de seleção local teve, justamente, a intenção primeira de otimizar a participação do curso na competição e conseguiu”, destacou Frederico Salomé, professor do curso de Jornalismo, que integrou a comissão local de seleção dos trabalhos.

A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio voltado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, nas mais diversas categorias divididas entre as áreas de: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. É obrigatório que os trabalhos participantes sejam realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). A premiação é simbólica e, por ser a maior do tipo, na área, agrega qualificação e muito aprendizado para quem concorre e vence. 

Trabalhos aprovados na etapa regional

1- Canal Modalogia101 - da discente Isabela Caldas, com orientação do professor Sérgio Soares.

2 - O assédio moral e sexual contra mulheres em ambientes de trabalho no Tocantins - da discente Vitória Soriano, com orientação da professora Liana Vidigal.

3 - Meu Vogue é Preto! Sobre moda, racismo e pandemia - do discente João Pedro Farias, com orientação do professor Frederico Salomé.

4 - Velhas Raízes, Novos Tempos: Cultura e tradição do povo Akwẽ-Xerente -  da discente Kamilla Smikadi, com orientação da professora Adriana Tigre.

5 - Fear Magazine - da discente Gabriela Almeida, com orientação da professora Ingrid Assis.

6 - E fora do story, você tá bem? - do discente Mateus Soares, com orientação da professora Liana Vidigal.

7 - Revista WEWE - Jornalismo e Direitos Humanos -  da discente Verônica de Macêdo, com orientação da professora Maria de Fatima.

8 - Websérie documental: Umbanda é nosso Axé - da discente Gabriela Rossi, com orientação do professor Frederico Salomé.

9 - O Jiquitaia - da discente Aryana Lemos Penno, com orientação da professora Ingrid Assis.

 

registrado em:
marcador(es): Jornalismo
Fim do conteúdo da página