Perfil do Egresso
No que tange ao público-alvo, o Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia cria uma oportunidade rara de trabalho conjunto na formação continuada de professores. Dessa maneira, os departamentos e colegiados de Filosofia nas universidades brasileiras assumem a tarefa de implementar ações visando o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação da Lei n°. 13.005/2014, que prevê “formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”.
Este trabalho insere-se nas tarefas de consolidação progressiva da disciplina de Filosofia como um componente curricular que não apenas assegura sua presença no currículo pelas dinâmicas de estranhamento e sensibilização que ela proporciona, mas pelo efetivo aporte de instrumentos conceituais de reflexão, escrita e argumentação, capazes de contribuir com as demais disciplinas que fazem coro à necessidade de procedimentos curriculares e pedagógicos adequados para a necessária melhoria na qualidade do ensino.
Em linhas gerais, conforme Portaria Normativa do MEC nº. 17 de 28/12/09, um mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:
I – a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;
II – a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;
III – a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.
Um mestrado profissional no modelo "Prof" é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
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