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Apresentação

O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do Ensino Médio ou Fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O Prof-Filo se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do Prof-Filo – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.

O Programa pertence à área de concentração “Ensino de Filosofia”. Como um Mestrado Profissional em Rede, visa reunir sob um mesmo projeto formativo atividades de ensino e pesquisa que têm como objeto o desempenho do componente Filosofia no currículo nacional do Ensino Médio, no que diz respeito às características da Filosofia como integrante de percursos formativos e as suas diversas materializações didático-pedagógicas.

A definição desta área de concentração leva em conta o fato de que a pesquisa e o ensino de Filosofia não têm dedicado a atenção devida às demandas didático-pedagógicas implicadas pela presença já consolidada da Filosofia no ensino médio brasileiro. Tendo em vista a constituição de cursos de pós-graduação na área de Filosofia, pode-se afirmar que, até o momento, foram poucos os esforços expressivos, sistemáticos e integrados, de iniciativa da comunidade filosófica, em favor da pesquisa em torno do ensino de filosofia, visto que a quase totalidade das iniciativas de pós-graduação na área de Filosofia está voltada à formação acadêmica para a pesquisa e do ensino em instituições de ensino superior. Assim, a proposta de um Mestrado Profissional que tenha como área de concentração o Ensino de Filosofia parece ser, mais do que oportuna, necessária.

A despeito de tal carência de programas voltados para a formação do professor que atua no Ensino Médio, contudo, a área de Filosofia reconhece e valoriza a presença da Filosofia no ensino médio, em vista das suas potencialidades formadoras também para o público desse segmento escolar. Isso se verifica na série de iniciativas pontuais, isoladas ou conjuntas – entre as quais esta Rede de Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia se insere –, que resultaram de esforços de profissionais da área, tanto daqueles concentrados nos Departamentos de Filosofia quanto daqueles localizados nos Departamentos de Metodologia de Ensino e assemelhados, empenhados em trabalhar mais concretamente pela qualidade da formação oferecida pelas licenciaturas em Filosofia e pela qualidade dos processos de formação continuada.

Em especial, a proposta se faz voltada para as instituições públicas de ensino. Assim, os objetivos e a estrutura acadêmica do curso procuram ter presente as crescentes demandas por uma escola pública com os padrões de qualidade de ensino requeridos para a sustentabilidade das políticas de inclusão que caracterizam os principais esforços educacionais e sociais em curso no país. Em decorrência disso, as linhas de pesquisa e o núcleo comum de disciplinas foram estabelecidas de modo a indicar, entre outros aspectos, o vínculo entre os esforços contínuos para a elaboração de currículos mais integrados, por áreas de conhecimento e por práticas interdisciplinares.

Dada a natureza reflexiva e abrangente da Filosofia, é preciso que sua presença curricular seja um elemento de colaboração eficaz para a construção dos diversos letramentos indispensáveis ao ser humano; o cuidado profissional com os processos de argumentação, por exemplo, fazem com que a disciplina tenha um lugar privilegiado no espaço curricular; os letramentos são, em um nível profundo, formas discursivas – as linguagens, celebradas em documentos como as DCEN – cujo exame e tratamento conceitual, típicos de nossa área, conferem ao professor de Filosofia, no nível médio, um papel excepcional nos esforços de interdisciplinaridade.

Um Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia demanda uma atenção especial para as diferenças entre os níveis superior e médio de ensino e suas peculiaridades metodológicas. Porquanto, a pesquisa realizada num mestrado profissional e voltado para o Ensino da Filosofia no Ensino Médio deve ter em vista, de modo privilegiado, a reflexão, a crítica e a experimentação de práticas de ensino-aprendizagem voltadas para aquele nível de ensino.

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