Os professores Renata Ferreira da Silva e Heitor Martins Oliveira, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, participaram da segunda etapa do projeto "Drama como método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas".
O evento principal do projeto ocorreu no período de 15 a 22 de abril, no Estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, apoiada pela FUNDECT/MS, reúne docentes de três instituições federais: UFU, UFT e UFG, com o propósito de desenvolver novas abordagens educacionais por meio de uma formação artística contínua destinada aos professores da educação básica.
A professora Renata destaca que "o Drama é uma abordagem de ensino teatral, originada na Inglaterra e difundida em diversos países, incluindo o Brasil nas últimas décadas. Neste projeto, estamos desenvolvendo essa abordagem para promover uma aprendizagem transdisciplinar, integrando áreas como artes e educação socioambiental", afirmou.
O foco central reside na utilização da abordagem do drama, em conexão com os desafios socioambientais, visando enriquecer o ensino nas escolas públicas do estado do Mato Grosso do Sul. As ações ocorrem desde julho de 2023, realizando oficinas online voltadas para educadores. Atualmente, o projeto está em sua segunda fase, promovendo oficinas híbridas, combinando formatos online e presencial, em escolas e cidades parceiras.
Para o professor Heitor Oliveira, o projeto auxilia o desenvolvimento escolar, e "a abordagem do Drama possui o potencial de gerar resultados positivos na pedagogia das artes cênicas e na construção de conhecimento em outras áreas, bem como nas experiências artísticas, relações interpessoais e vivências coletivas", concluiu.
Sobre o Projeto
O projeto é coordenado por Flávia Janiaski Vale, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em colaboração com Mariene Hundertmarck Perobelli e Wellington Menegaz de Paula, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A iniciativa representa um importante passo na busca por métodos educacionais inovadores que possam enriquecer o aprendizado dos alunos, especialmente no contexto desafiador dos biomas e culturas brasileiras ameaçadas, além de fortalecer a formação contínua dos professores da rede pública de ensino.
Para saber mais acerca do projeto, suas ações são divulgadaspelo perfil na rede social Instagram: @dramabrasilidades
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