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Teatro

Professores do curso de Licenciatura em Teatro são premiados com projeto de pesquisa e inovação de Tecnologias educacionais artísticas

Por Liz Castro | Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 14h55 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 15h27

Dois professores do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, participam de uma rede de pesquisa em âmbito nacional. O projeto de pesquisa foi recentemente premiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), do estado do Mato Grosso do Sul. 

Com o tema: “Drama Como Método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas  no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas”, a professora Renata Ferreira e o professor Heitor Oliveira, juntamente com outras duas universidades (Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal da Grande Dourados), buscam investigar e experienciar inovações na formação de professores do Ensino Fundamental.

Como artistas e professores, a equipe procura vivenciar, com professores e crianças, a abordagem do Drama, oriunda das metodologias de ensino do Teatro. Esta abordagem, por ser pautada na experiência, criação, qualidade de imersão e investigação de problemas, traz em si o potencial transdisciplinar.

O Projeto terá duração de 24 meses e prevê a criação de vídeos e podcasts didáticos para difusão da abordagem do Drama no contexto da educação básica e ensino superior a partir de uma produção conjunta e inédita que articula grupos de pesquisa.

A proposta premiada  no edital da Fundect “Mulheres na ciência  sul-mato grossense” é coordenada pela professora  Flávia Janiaski Vale, da UFGD, em parceria não apenas com a UFT, mas também com outros dois pesquisadores da UFU: a professora Mariene Perobelli e o professor Wellington Menegaz.

Para a professora Renata Ferreira, "A abordagem do drama cria possibilidades para fomentar processos de formação continuada e intervenção pedagógica de caráter humanista, pluralista e participativo que vão além das fronteiras disciplinares e conteudistas. Essa potencialidade necessita ser desenvolvida e contextualizada à realidade do Brasil a fim de concretizar-se como tecnologia educacional artística”.

E para o professor Heitor Oliveira, “A contribuição do projeto se dá no aprimoramento de metodologias artísticas contemporâneas de trabalho em contextos brasileiros e produção de material didático em diferentes formatos para criação e divulgação de tecnologias educacionais”.

Sobre o projeto

O projeto  tem por objetivo produzir novas tecnologias educacionais a partir de uma formação artísticas, através da abordagem do drama, enquanto formação continuada de professores e estudantes da educação básica e superior.  A pesquisa visa abordar através do drama os impactos sócio ambientais, promovendo um aprendizado transdisciplinar que integra áreas de conhecimento como Artes e Educação socioambiental, criando uma rede de atividades práticas, teóricas e discussão sobre os impactos ambientais no cerrado/pantanal brasileiros entre professores e estudantes da educação básica do MS e de três universidades federais (UFU, UFT e UFGD) a partir de práticas artísticas.

 

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