Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta
Dia Mundial da Alimentação e a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Assim, é um dia bastante especial para os profissionais da área e convidativo à reflexão sobre as diversas temáticas ligadas à alimentação.
O Dia do Engenheiro de Alimentos é comemorado em 16 de outubro. É a mesma data em que se celebra oSemana Acadêmica de Engenharia de Alimentos
De 16 a 20 de outubro, ocorre a XVII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. Com o tema "Ciência e Tecnologia de Alimentos para o Desenvolvimento Sustentável", o evento reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, numa programação diversificada de palestras e outras atividades.
"O evento faz parte da Semana Integrada das Engenharias e Computação, que envolve seis cursos, as quatro engenharias, a Ciência da Computação e a Licenciatura em Computação, porque não é possível a gente falar em produção de alimentos sem falar da interdisciplinaridade e da atuação conjunta de diversas áreas", explica a professora Glêndara Martins, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
"Os cursos se uniram para trazer múltiplas atividades, complementar a informação dos nossos estudantes. A semana integrada vai acontecer de segunda a sexta, com ações não só aqui em Palmas, mas em vários lugares e, junto a ela, a Feira das Profissões, que vai acontecer na quarta-feira, 18 de outubro", complementa a coordenadora.
Confira a programação e participe:
Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta
Pense em algum produto alimentício do supermercado: nele, tem Engenharia de Alimentos - desde a fazenda até chegar à prateleira. O engenheiro de alimentos é o profissional que atua nas etapas diversas de transformação das matérias-primas agrícolas em alimentos. É ele quem acompanha, por exemplo, processos relativos à produção, transformação, conservação, armazenamento e transporte, que garantem a qualidade e a segurança alimentar da comida servida à nossa mesa.
"O engenheiro de alimentos é o responsável por prover o processamento e a inovação tecnológica na mesa do consumidor, por levar, com segurança e garantia de qualidade, o produto desde o campo até a prateleira do supermercado", reforça a professora Glêndara.
Onde o engenheiro de alimentos pode encontrar trabalho na área?
- Na indústria: por exemplo, aprimorando processos de produção, supervisionando operações, desenvolvendo novos equipamentos;
na consultoria e em órgãos: emitindo laudos técnicos, trabalhando em órgãos de fiscalização etc. - No ensino e pesquisa: como docente e pesquisador nas universidades, contribuindo para a formação de novos engenheiros, pesquisando matérias-primas e desenvolvendo novas tecnologias.
- No tratamento de resíduos: atuando na responsabilidade ambiental e sustentabilidade da indústria alimentícia.
- Empreendendo: investindo em sua própria ideia de negócio e, quem sabe, se tornando um empresário de sucesso no setor!
- Em outras áreas: o campo de atuação é vasto e o mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos, em alta!
Estude Engenharia de Alimentos na UFT
O curso de Engenharia de Alimentos (bacharelado) da UFT é ofertado no Câmpus de Palmas, em turno matutino. Além do ensino gratuito e de qualidade, o Curso oferece, aos estudantes, a possibilidade de participarem em diversos projetos de pesquisa e extensão. Confira algumas opções:
- análise da qualidade de polpas de frutas;
- pesquisa sobre carnes e derivados produzidos e comercializados no Tocantins;
- desenvolvimento de novos produtos a partir de frutos amazônicos e do cerrado;
- extração de compostos para desenvolvimento de alimentos funcionais;
- Consultoria Alimentar Junior (CAJÚ): capacita microempreendedores individuais de Palmas;
- eventos regionais e nacionais na área de Alimentos;
- Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Alimentos.
"Um profissional capacitado para atender ao setor de maneira otimizada se torna um diferencial. O curso de Engenharia de Alimentos da UFT oferece toda a estrutura física, corpo docente e equipe técnica qualificados para formar os profissionais exigidos pela área", afirma a coordenadora do Curso.
Fique atento à página do Curso e siga o Instagram da UFT Oficial para acompanhar as próximas oportunidades de ingresso em Engenharia de Alimentos (graduação e pós-graduação - o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, PPGCTA).
Redes Sociais