Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Ciências da Computação
Início do conteúdo da página

Ciências da Computação

Câmpus de Palmas sedia o IEEE CASS Tour - Tocantins

No próximo dia 22 de agosto, o Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai sediar o IEEE CASS Tour - Tocantins, evento de divulgação e promoção da Sociedade de Circuitos e Sistemas (CASS) do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) que acontece pela primeira vez em Palmas. 

O evento vai acontecer dia 22 de agosto de 2023, às 8h30 na Sala 06 do Bloco D. E as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

A programação envolve palestras e discussões sobre a área de microeletrônica, abordando sua importância e desafios, com o objetivo de incentivar a busca científica nessa área, principalmente para os estudantes de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e pós-graduações afins.

De acordo com a comissão organizadora, o propósito é apresentar conceitos fundamentais da microeletrônica e os processos de fabricação de circuitos e sistemas, fornecendo uma visão histórica para entender a evolução dos chips, bem como os desafios atuais em escala de desempenho e complexidade. “Desejamos também explorar um assunto pouco abordado na UFT e, ao mesmo tempo, estimular a geração futura de profissionais a se envolver nessa linha de pesquisa e trabalho”, afirma o documento de apresentação.

 

Curso de Ciência da Computação oferta 20 vagas por meio do Sisu e 20 pelo PSC

Com 20 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu) e mais 20 vagas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC), o curso de Ciência da Computação da UFT, Câmpus de Palmas, totaliza 40 vagas para o semestre 2021.1, que será cursado pelos acadêmicos em período integral.

De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Comutação, Alexandre Tadeu Rossini, o profissional de Ciência da Computação formado na UFT geralmente sai empregado. O mercado de trabalho incorpora o profissional, seja localmente ou em outros mercados: “Na maioria das vezes, os profissionais trabalham como desenvolvedores ou analistas de sistemas. Há alguns exemplos de egressos trabalhando em empresas nacionalmente reconhecidas e também fora do Brasil. Outra opção é o egresso seguir carreira acadêmica, afinal o curso de Ciência da Computação tem forte apelo científico, o que possibilita ao formado fazer mestrado em algumas das melhores universidades do Brasil”, explica Alexandre.

Tadeu explica ainda que o curso de Ciência da Computação da UFT já está estabelecido, afinal existe desde a criação da UFT e o corpo docente é altamente qualificado, sendo quase em sua totalidade formado por doutores. “Outro importante diferencial é que a instituição proporciona aos acadêmicos a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão. Isso tudo faz com que os profissionais formados em Ciência da Computação pela UFT tenham grandes oportunidades e possam vislumbrar carreiras produtivas na área”, ressalta.

Colegiado

Atualmente, o curso conta com 22 professores efetivos que tiveram sua formação nas melhores universidades do Brasil e em universidades do exterior. Desses professores, 19 são doutores e 3 são mestres.

Pesquisa e Extensão

As principais linhas de pesquisa são desenvolvidas pelo colegiado estão na área de desenvolvimento de sistemas, inteligência artificial e otimização, análise de dados, banco de dados, engenharia de software, redes de computadores e computação gráfica.

Os professores do curso, em conjuntos com os alunos, desenvolvem pesquisa em inúmeras áreas da computação, o que possibilita forte produção científica com publicações de artigos e de livros. O professor Alexandre Rossini contextualiza o trabalho desenvolvido, exemplificando algumas ações realizadas pelo colegiado durante a pandemia. “Para citar um exemplo, já que estamos passando por uma pandemia, duas pesquisas sobre Covid-19 desenvolvidas recentemente no curso foram publicadas em importantes periódicos internacionais", ressalta.

 

I Fórum de Tecnologia da Informação (Foto: Talita Melz)

Sobre extensão, o projeto mais recente resultou em uma parceria com uma escola pública onde professores e alunos do curso ministrarão aulas de programação às crianças. Também há outros projetos sendo desenvolvidos e que o curso de Ciência da Computação têm parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

 

Confira algumas fotos de ações do colegiado de ciência da computação:

 

Cursos do Câmpus de Palmas promovem a Semana de Nivelamento em Matemática para os calouros

Entre os dias 07 a 10 de agosto de 2023 os alunos que começarem a estudar os cursos de Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conhecidos carinhosamente como “calouros”, participarão da Semana de Nivelamento em Matemática, com o objetivo de fornecer uma base sólida em conteúdos essenciais para o desenvolvimento acadêmico, além de envolver a recepção e integração de quem inicia seu caminho universitário.

De acordo com a vice-diretora do Câmpus de Palmas, professora Glêndara Martins, da comissão organizadora, o curso de nivelamento abordará temas importantes, como fatoração, números complexos, resolução de equações e sistemas lineares e não lineares, funções trigonométricas, funções exponenciais e logaritmo natural.  “Essa é uma iniciativa dos PIIPs dos cursos, com suporte das coordenações, envolvendo os docentes e alunos veteranos em um momento de integração e apoio aos ingressantes. Os conteúdos específicos, locais das aulas e horários ficam a cargo dos professores de cada curso, de acordo com as necessidades diagnosticadas e os interesses dos calouros”, explica Glêndara.

A vice-diretora divulga que além de iniciativas como a Semana de Nivelamento em Matemática, todos os calouros da UFT podem contar com o Programa de Nivelamento e Acompanhamento das Engenharias e Computação (PNAEC), disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para se inscrever no PNAEC, basta acessar, em qualquer tempo, a página.

 Saiba mais sobre o PNAEC

 

Programação

Semana de Nivelamento Nivelamento em Matemática no Câmpus de Palmas

De 07 a 10 de agosto de 2023

Horário: a ser definido por cada Curso

Local: a ser definido por cada Curso

Cursos

  • Engenharia Civil  - Oferta individual
  • Ciências Econômicas – Oferta individual
  • Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica – Oferta conjunta de duas turmas (matutino e vespertino)


Ementa

1. Fatoração e Números Complexos

2. Resolução de equações e Sistemas Lineares e não Lineares

3. Funções Trigonométricas

4. Funções Exponencial e Logaritmo Natural

 

Professores responsáveis:

Turma de Engenharia Civil – Profa. Maria Dilma

Turma de Ciências Econômicas – Profa Aline Nashe/Prof. Andres

Turma conjunta (Ambiental, Alimentos, Computação e Elétrica) 

– Matutino (Prof. Rogério – Temas 1 e 2 e Prof. Paulo Alexandre – Temas 3 e 4).

- Vespertino (Profa. Marilene e prof Paulo Vitoriano – Temas 1 e 2 e  Prof. Joelson – Temas 3 e 4)

Fim do conteúdo da página