Licenciatura em Química (Araguaína) oferta 40 vagas para ingresso no ensino superior
Com objetivo de formar professores, o curso de Licenciatura em Química, no Câmpus de Araguaína, tem duração de oito semestres (quatro anos) e tem 40 vagas ofertadas para ingresso na graduação, em dois processos seletivos distintos - o Processo Seletivo Complementar (PSC), com 20 vagas; e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta outras 20 vagas.
O curso teve seu funcionamento iniciado em 2009, e integra o rol de cursos criados por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal do Tocantins em 2007 (veja mais detalhes na página interna do curso).
Segundo a coordenadora do curso, professora Josilãna Silva Nogueira, "Tendo como objetivo a formação do professor(a) de Química para o ensino básico, o curso amplia sua relevância ao focar na capacitação de docentes comprometidos com a educação para a cidadania, preocupados com as articulações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente em uma perspectiva crítica e emancipatória. Há uma preocupação muito grande com a formação de profissionais que questionem as situações, sistematizem problemas e busquem criativamente soluções".
O que faz um profissional formado na Licenciatura em Química?
A licenciatura em Química visa a formação de professores para a Educação Básica, observando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do professor em nível superior, assim como as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alicerçado em sólida articulação teórica- interdisciplinar, no trabalho coletivo, no compromisso social, e na prática reflexiva, o licenciado em Química possui formação para atuação nas mais diversas áreas da Química.
O Curso busca formar egressos com o seguinte perfil profissional:
- Formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, capaz de atuar em equipe, de forma crítica e criativa, na solução de problemas, na inovação no trabalho de Ensino de Química;
- Formação humanística que manifeste, na sua prática como profissional e cidadão, flexibilidade intelectual, norteado pela ética em sua relação com o contexto cultural, sócio-econômico e político, inserindo-se na vida da comunidade a que pertence;
- Capacidade de expressão oral e escrita na língua nacional e compreensão em língua estrangeira;
- Capacidade de buscar informações e processá-las no contexto da formação continuada;
- Capacidade de utilizar, de forma responsável, o conhecimento químico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente, respeitando o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos;
- Visão abrangente do papel do educador no desenvolvimento de uma consciência cidadã como condição para a construção de uma sociedade mais justa e democrática;
- Visão crítica sobre o papel social da ciência, entendendo-a como um produto do processo histórico-social;
- Reconhecimento da não neutralidade das ciências nos contextos sociais, políticos e econômicos;
- Visão crítica dos problemas educacionais brasileiros e capacidade de propor soluções adequadas;
- Reconhecimento do caráter complexo da educação e das relações que se estabelecem nos processos pedagógicos;
- Reconhecimento do processo ensino-aprendizagem como um processo histórico em construção;
- Capacidade de se posicionar criticamente frente aos movimentos educacionais, aos materiais didáticos e aos objetivos do Ensino de Química;
- Capacidade de estar aberto à revisões e mudanças constantes da sua prática pedagógica;
- Capacidade de estar atualizado na pesquisa em Educação Química.
Fonte: página interna do curso
A coordenadora enfatiza que há, na própria Universidade Federal do Tocantins, chance de continuidade dos estudos na área acadêmica em Química, porque há um mestrado em Química, no Câmpus de Gurupi e um Mestrado em Ensino de Ciências, no Câmpus de Araguaína, que inclui Química, Biologia, Física e Matemática. Portanto, há opções para que o formado na Licenciatura em Química possa continuar se aprimorando e evoluindo na carreira acadêmica, tanto na UFT quanto em outras universidades.
O Licenciado em Química está apto para atuar como docente na Educação Básica, como pesquisador e em indústrias dos mais variados segmentos.
Além das suas atribuições para o magistério em escolas públicas e privadas, o licenciado em Química, a partir da área de conhecimento, poderá exercer as seguintes atividades:
- Direção, supervisão, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos, atestados, no âmbito das respectivas atribuições;
- Ensaios e pesquisa em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Fonte: página interna do curso
Corpo Docente
O corpo docente do curso de Licenciatura em Química é formado por nove professores doutores e um mestre. Confira, abaixo, a lista de docentes do curso:
Inscreva-se no PSC 2021/1
Uma das possibilidades de ingresso no curso de Licenciatura em Química na UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021.
Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação.
Inscreva-se no SiSU 2021/1
Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para o curso de Licenciatura em Química são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.
Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.
Redes Sociais