Desenvolvimento de bebida alcoólica fermentada a partir da Mutamba (Guazuma ulmifolia) e Acerola (Malpighia emarginata D.C)
Desenvolvimento de bebida alcoólica fermentada a partir da Mutamba (Guazuma ulmifolia) e Acerola (Malpighia emarginata D.C)
Descrição: A mutamba (Guazuma ulmifolia Lam) é um fruto do cerrado, enquanto que a acerola (Malpighia emarginata D.C) é uma fruta tropical. Estes dois frutos de características diferentes, mas com propriedades medicinais e nutricionais resultou no desenvolvimento de bebida alcoólica fermentada mista, dentro dos limites estabelecidos pela legislação de alimentos. Através do processo de extração das propriedades organolépticas presentes no fruto da mutamba, aliados aos processos de quebra por aquecimento e posterior resfriamento, faz com que ocorra uma liberação da polpa mucilaginosa transformando-a em um concentrado de mutamba em forma de polpa. A mistura da mutamba e acerola em concentrações ideais (1,5:1); (1:1); (1:1,5) de acordo com cada formulação, tornam-se a base para o desenvolvimento de três tipos diferentes de bebida alcoólica fermentada mista com cor, aroma e sabor característico.
Resumo Executivo:
Titular: UFT
Inventores: Janeth Aquino Fonsêca de Brito, Guilherme Nobre Lima do Nascimento, Aroldo Arévalo Pinedo
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2020 026891-0
Data do depósito: 29/12/2020
Redes Sociais