Portfólio de Softwares
SGIBGP
O software intitulado “SISTEMA DE GERÊNCIA DA INFORMAÇÃO BASEADO EM GERÊNCIA DE PROJETO – SGIBGP” foi desenvolvido com objetivo de fornecer soluções computacionais completas para problemáticas apresentadas de forma multidisciplinar, que abrangem diversas áreas do conhecimento como a matemática, a biologia, a medicina, a ciência da computação, etc. Trata-se de um sistema para gerenciamento de projetos, que faz a integração de dados e informações de diversas áreas científicas, viabilizando o desenvolvimento de outros softwares voltados para solucionar um problema ou demanda específica.
Gestão de Pesquisa - PESQPRO
O software intitulado “PESQPRO – GESTÃO DE PESQUISA” foi desenvolvido com objetivo de fornecer soluções computacionais para problemáticas apresentadas de forma multidisciplinar, em particular, no auxilio ao desenvolvimento regional, sendo uma ferramenta que possibilita a gestão e a aplicação de formulários para a realização de vários tipos de pesquisa de campo, de forma segura e auditável, incorporando os dispositivos móveis para a realização destas pesquisas. Os dispositivos móveis recebem os formulários criados no sistema web, permitindo assim, o gestor da pesquisa acompanhar em tempo real a realização da pesquisa independentemente de sua localização e do local de aplicação, além disto, permite o aplicador da pesquisa realiza-la de forma digital, sem a necessidade de documentos físicos, aumentando assim a confiabilidade e segurança em todo o processo de pesquisa. Esta ferramenta abrange diversas áreas do conhecimento como a matemática, a biologia, a medicina, a ciência da computação, etc. Trata-se de um sistema para gerenciamento de pesquisas de campo que permite a modernização, informatização e automação na realização das pesquisas, seja ela de opinião, censo (politico ou habitacional), além possibilitar a realização de pesquisas de cunho científico. Contudo, por intermédio do PESQPRO se obtém todos os dados da pesquisa em tempo real, a localização exata da aplicação de cada um dos questionários e todos os dados que envolve a pesquisa como a identificação de quem a realizou, o horário exato de aplicação de cada um dos formulários e a duração de cada aplicação. Adicionalmente o software realiza a síntese dos dados, gerando os gráficos de forma automática para o gestor da pesquisa, além de permitir extrair os dados da pesquisa realizada em 5 (cinco) extensões distintas de arquivo, o que permite uma otimização no processo de análise dos dados.
Sistema Integrado de Passes Eletrônicos - SIPE
O programa de computador intitulado “SISTEMA INTEGRADO DE PASSES ELETRÔNICOS - SIPE” foi desenvolvido com objetivo de gerenciar e controlar o fluxo e o acesso das pessoas e dos usuários de Restaurantes Universitários por meio da interação de cartões/tags eletrônicos que possuam a tecnologia RFID. O software será implantado no Restaurante Universitário da UFT visando propiciar maior agilidade no atendimento aos usuários e redução do tempo de espera nas filas que se formam durante o período das refeições. Ademais, o sistema consiste numa solução com baixo custo de implantação em relação àqueles disponíveis no mercado, uma vez que sua criação e desenvolvimento ocorreram no âmbito da UFT.
Sistema de Informação Gerencial para Irrigação - SIGI
O software denominado “SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA IRRIGAÇÃO – SIGI” é um sistema desenvolvido para viabilizar o controle da agricultura irrigada no Estado do Tocantins, auxiliando no gerenciamento de informações relativas às empresas prestadoras de serviços, contratos, pagamentos, faturamento e automatização da irrigação no cultivo. Basicamente, o sistema controlará o planejamento da irrigação, levando em consideração o tempo de funcionamento definido para atender as necessidades de cada área e sua respectiva espécie de vegetação, obtendo informações precisas acerca do uso da água no Estado. O sistema disponibilizará informações por meio de relatórios e facilitará o planejamento da Secretaria de Agricultura – SEAGRO – e da iniciativa privada no que diz respeito à agricultura irrigada no Estado do Tocantins.
ARBORETO
O programa de computador intitulado “ARBORETO” trata-se de uma plataforma adaptada para dispositivo móvel, voltada para instruir o plantio de árvores nas calçadas de áreas urbanas. Foi baseada no plano de arborização da cidade de Palmas com possibilidade de ser adaptada para outras regiões, tendo em vista que o dispositivo segue parâmetros previstos pela legislação. O software analisa dados relativos ao local e apresenta uma lista de espécies de árvores que sejam compatíveis com a área do plantio, possibilitando a gestão adequada do processo de arborização das áreas urbanas.
VIGISOL
Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis em sistema Android para denúncia do descarte dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão da gestão pública em relação à disposição final dos resíduos. O processo de denúncia por meio do aplicativo ocorrerá em três etapas: 1º) O usuário, que poderá ser qualquer cidadão, servidor ou funcionário da prefeitura irá clicar em um botão para registrar a sua localização automaticamente (Latitude e Longitude-GPS) ou digitará manualmente no campo de texto; 2º) Posteriormente este usuário irá clicar em um botão para fazer o registro de uma imagem do RCD que poderá ser pela câmera do aparelho ou na galeria do aparelho; 3º) Por fim, com os dados de localização e imagem registrados o usuário irá clicar em um botão para enviar estes dados a um banco de dados. O Sistema de Apoio à Decisão que estará conectado ao banco de dados, no qual estão sendo registradas as denúncias, auxiliará a gestão operacional da coleta de RCD por meio da identificação do local de despejo e uma imagem deste para uma triagem prévia, permitindo que o gestor confronte os dados de localização do RCD com os endereços que possuem alvará de construção, indicando se a obra possui ou não um engenheiro responsável para gerir o descarte do RCD. Por meio destes dados também será possível que o gestor tenha o mapeamento das áreas de descartes inadequados de RCD. A velocidade de disponibilização dos dados de maneira instantânea, devido à transmissão via internet, permitem a execução e análise das denúncias de maneira ágil e otimiza o processo de gerenciamento do descarte dos resíduos.
PLATAFORMA FECIT
O programa de computador “PLATAFORMA FECIT” é um sistema desenvolvido para melhorar a gestão dos projetos de pesquisa cadastrados e selecionados para apresentação nas feiras de ciências realizadas no âmbito da educação. O software de gerenciamento viabilizará a emissão de relatórios, análises estatísticas e compilação de dados, uma vez que as informações do projeto serão submetidas diretamente no banco de dados, permitindo aplicação de técnicas de mineração de dados, gerando possíveis análises das temáticas trabalhadas, das soluções mais discutidas, fazendo com que os projetos, mesmo quando de edições anteriores, possam possibilitar maiores benefícios para sociedade. A publicação dos projetos será via sistema, tornando o processo mais participativo, proporcionando maior interatividade entre sociedade, alunos e professores, incentivando o crescimento acadêmico das crianças, jovens e adolescentes na iniciação científica.
Sistema de Informação Gestão de Alto Nível (GAN/IAC/UFT)
O programa de computador “SISTEMA DE INFORMAÇÃO GESTÃO DE ALTO NÍVEL (GAN/IAC/UFT)” é um sistema desenvolvido para o monitoramento e gestão dos recursos hídricos relacionados à disponibilidade de água, por meio da coleta de dados monitorados pelas estações de monitoramento convencionais e telemétricas da Agência Nacional de Águas via serviços web. A análise da demanda baseia-se no monitoramento das captações superficiais possibilitando conhecer a atual realidade e acompanhar a situação dos recursos hídricos na região, em termos de quantidade, frequência e balanço hídrico. O programa tem os seguintes objetivos específicos: 1) Registar os dados dos proprietários e propriedades que possuem ponto(s) de intervenção registrados em processos de outorgas de água; 2) Registrar os pontos de intervenção, adotando a tecnologia de georeferenciamento, que demandam o uso dos recursos hídricos em bacias hidrográficas em três classes distintas: barramentos, captações em barramentos e captações em cursos d’água; 3) Registrar os dados dos equipamentos de medição de nível e vazão, bem como os transmissores utilizados nas intervenções; 4) Criar um ambiente de Sistema de Informação Geográfica para cadastro, consulta e análises técnicas, com informações hidrológicas e cadastrais hidro referenciadas sobre a disponibilidade e demanda hídrica de bacias; 5) Apresentar as informações sobre a disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas com base nos dados coletados da Agência Nacional de Águas; 6) Automatizar as rotinas para consulta de bombas e equipamentos implantados nos pontos de intervenção por meio da tecnologia de (Quick Response (QR) Code; 7) Gerenciar a inclusão e acesso ao sistema de informação de todos os proprietários e gestores (fiscalização), envolvidos no processo de monitoramento das intervenções em uma bacia hidrográfica; 8) Criar um ambiente informativo por meio do portal do sistema para que usuários, órgãos de gestão e fiscalização dos recursos hídricos e público interessado, acompanhem as informações relacionados à gestão de alto nível da bacia. O sistema de monitoramento servirá como instrumento de planejamento, que deverá munir e orientar os Comitês de Bacias Hidrográfica, as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e os órgãos de fiscalização ambiental com informações que servirão de suporte técnico para a tomada de decisões. O monitoramento da demanda hídrica configura-se como o módulo mais inovador da solução, não existindo atualmente algo dessa natureza no país.
APP Rede de Oportunidades
Oferecer uma plataforma integrada de informação através de aplicativo que pode ser acessível em dispositivos móveis como smartphones e tablets, bem como em computadores, para identificação de demandas empresariais e encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. O programa de computador denominado APP REDE DE OPORTUNIDADES tem como finalidade estabelecer uma comunicação direta e objetiva entre três atores envolvidos no processo de inclusão de pessoas ao mercado de trabalho: alunos, SENAC e as empresas. Possibilita que os alunos elaborem e disponibilizem o perfil profissional através de banco de dados ao SENAC associando-as às demandas empresariais de acordo com as informações enviadas pelos empresários. Desta forma, oferta e procura se encontram, possibilitando ao SENAC, por meio do aplicativo, identificar as necessidades empresariais, ofertar cursos de capacitação e promover a oferta de mão de obra qualificada. O software armazenará todas essas informações, oferecendo perfis de acessos diferentes para cada um dos atores envolvidos. O banco de dados centralizado e integrado com outros subsistemas possibilitará o levantamento estatístico de informações relevantes e mensuráveis, permitindo que o SENAC elabore planos de ação, possibilitando também às instituições de ensino a oferta de cursos de qualificação condizentes com as demandas do mercado.
SIAM – Sistema de Análise de Mercado
Trata-se de um software desenvolvido para controle de vendas e preços praticados pelo mercado, que vendem produtos através da visita dos seus representantes aos clientes. Consiste no levantamento e estudo das características de uma oportunidade de negócio, fornecendo informações de suporte para estruturar sua política comercial, descobrir seu poder de venda e identificar mercados, públicos, preferências e problemas na sua atuação. Os dados serão coletados pelos vendedores após todas as visitas a seus clientes e serão lançados através da aplicação via web. Os dados são registrados no sistema (quantidade, produto, forma de pagamento, valor, concorrentes, pontos de venda). As informações coletadas são usadas para gestão comercial e política estratégica de vendas das empresas.
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