No aniversário de Palmas, Fundação Cultural divulga ações do Binquí
Diz o ditado que quem conta um conto aumenta um ponto, certo?
No Binquí – grupo de contadores de histórias -, quem conta um conto aumenta a rede de amizades, a desenvoltura, a criatividade, a imaginação, a autoestima, a confiança em si mesmo... O Binquí é um projeto de extensão que atua com sucesso, na UFT, desde 2019. Agora, uma parceria com a Fundação Cultural de Palmas traz ainda mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo.
Fundação Cultural divulga ações do Binquí em sua nova plataforma digital
Em meio às celebrações pelos 32 anos de Palmas - no último dia 20 de maio -, a Fundação Cultural da cidade publicou, em seu site, os resultados da mais recente formação em contação de histórias realizada pelo Binquí, numa parceria com o projeto. A formação dos contadores se deu totalmente online. As aulas foram conduzidas pela professora Renata Ferreira da Silva – do curso de Licenciatura em Teatro (Campus de Palmas) e, também, a idealizadora e coordenadora do Binquí.
“É um terceiro modo de partilha de resultados da proposta do projeto. A Fundação disponibilizou os vídeos em sua nova plataforma digital - o Curta Palmas -, lançada na comemoração pelos 32 anos da Capital. A iniciativa também amplia a oportunidade de acesso às histórias para outras regiões do Brasil, numa potente ação de divulgação e apoio ao projeto”, afirma Renata.
Binquí realizou turnê digital em três Estados brasileiros
Em sua oferta 100% digital, o projeto Binquí contou com mais de cem inscrições, vindas de várias partes do Brasil e mesmo outros países da América Latina. Vinte candidatos foram selecionados para a formação em contação de histórias. Após concluída a formação, os contadores realizaram uma turnê digital por Tocantins, Minas Gerais e Santa Catarina, confirmando a potência da iniciativa. Os resultados audiovisuais podem ser acessados na plataforma do Curta Palmas.
Sobre o Binquí
O Binquí nasceu em 2019, quando foi contemplado pelo Edital UFT em Movimento, da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O projeto promove experimentações criativas em grupo, favorecendo as relações interpessoais e a potência expressiva por meio da contação de histórias. Para acompanhar tudo sobre o projeto – atividades realizadas, fotos, vídeos, como participar etc -, siga o perfil do Binquí no Instagram.
Você também pode acompanhar o perfil da professora Renata no Instagram, onde ela divulga as novidades sobre seus projetos, cursos e oficinas – inclusive as ações relacionadas ao Binquí!
Redes Sociais