Câmpus de Palmas oferta vagas para 17 cursos de graduação no Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1 seguem até o dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br .
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, no dia 3 de março, o Edital de nº 186/2021 com os detalhes do Processo Seletivo de ingresso em cursos de graduação presenciais da UFT por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. Serão ofertadas, no total, 947 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2021.
A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).
O Câmpus de Palmas oferta vagas para 17 cursos de graduação através do Sisu. Conheça mais um pouco sobre cada um deles.
Administração
O curso de Administração é um dos mais procurados do Brasil. Consequentemente, também é um dos mais ofertados. Portanto, com tanta oferta, a UFT tem um diferencial: é o curso de Administração com melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com conceito 4.
O objetivo do curso é com foco nos pequenos e grandes negócios, com forte estímulo ao empreendedorismo e inovação. Falando em empreendedorismo, o curso possui uma empresa júnior, com prestação de serviços ao micro e pequeno empreendedor através de plano de negócio e estudos de viabilidade econômico.
Arquitetura e Urbanismo
Na UFT o curso de Arquitetura e Urbanismo possui 24 docentes, sendo 10 doutores, 6 doutorandos e 8 mestres ou especialistas. Para o atual coordenador do Curso, professor Luís Otávio Silva, o ponto forte do curso é além do corpo docente com maior qualificação da região, o fato dele possibilitar intercâmbios, convênios e projetos que possam contribuir para a formação ampla do aluno.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo não se resume à sala de aula. O aluno pode se inserir em projetos e programas de pesquisa e extensão.
Ciências da Computação
De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Comutação, Alexandre Tadeu Rossini, o profissional de Ciência da Computação formado na UFT geralmente sai empregado. O mercado de trabalho incorpora o profissional, seja localmente ou em outros mercados: “Na maioria das vezes, os profissionais trabalham como desenvolvedores ou analistas de sistemas. Há alguns exemplos de egressos trabalhando em empresas nacionalmente reconhecidas e também fora do Brasil. Outra opção é o egresso seguir carreira acadêmica, afinal o curso de Ciência da Computação tem forte apelo científico, o que possibilita ao formado fazer mestrado em algumas das melhores universidades do Brasil”, explica Alexandre.
Ciências Contábeis
O Curso de Ciências Contábeis está entre os primeiros que foram implementados na UFT. Com duração de 4 anos (8 semestres letivos), vem formando alunos que têm se destacado em campos diversos do mercado de trabalho - a nível local e nacional. "Temos ex-alunos no Tribunal de Contas do Estado, no TRE, auditores na Secretaria da Fazenda, na Prefeitura de Palmas, egressos que são concursados federais..", cita, em alguns exemplos, o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Carlos Antônio G. De Aguiar. "Também temos egressos donos de seus próprios escritórios de contabilidade e alguns seguindo a carreira acadêmica: somente no nosso Curso, cinco dos professores foram nossos alunos", complementa.
Ciências Econômicas
Com possibilidade de atuação tanto na esfera pública quanto na privada, o graduado em Ciências Econômicas tem um vasto leque de opções à frente: assessoria econômica em qualquer ramo de atividade; elaboração de projetos de investimento; auditor em avaliações econômico-financeiras; consultor, pesquisador ou analista de conjunturas econômicas e também docência.
Direito
O curso de Direito da UFT tem duração de 5 anos (10 semestres), com turmas matutinas e noturnas, e conta com um quadro de 25 professores, maior parte doutores, apenas quatro são mestres, porém em processo de doutoramento. A formação da universidade está voltada para as atividades na área jurídica, com aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; desenvolvimento da capacidade empreendedora nos variados ramos do direito; atuação na carreira jurídica, tanto no setor privado, como no setor público; intervenção em procedimentos relacionados ao setor jurídico especialmente em atividades ambientais e que tratem de questões agrícolas e indigenistas; atuação em atividades de turismo e as relacionadas ao desenvolvimento regional sustentável, no trato de questões jurídicas atinentes ao tema, entre outras.
Enfermagem
Com conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), o curso de Enfermagem da UFT no Câmpus de Palmas também ganha destaque pela qualidade na estrutura do quadro docente. Os graduados em Enfermagem podem atuar em diferentes frentes, como: Ensino em cursos técnicos de enfermagem - Pesquisa - Gestão de serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; serviços e controle de infecção hospitalar - programas de saúde - coordenação de serviço de enfermagem - atendimento pré-hospitalar em atendimento de suporte avançado de vida - serviço aeromédicos, entre diversas outras, incluindo empreendedorismo em clínicas de home care, práticas integrativas, vacinas, etc.
Engenharia Ambiental
O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo principal a formação a formação de profissionais com competências e habilidades para atuarem na área de planejamento, tecnologia ambiental, gestão e monitoramento do meio ambiente. A graduação é ofertada pela UFT, no câmpus de Palmas. Ao longo da graduação, o aluno será assistido por um corpo docente composto por 26 professores, doutores e mestres na área.
Engenharia Civil
Para o coordenador, Bruno Carrilho, o curso se sobressai no estado: “O curso de Engenharia Civil da UFT se destaca no Tocantins por ter Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cuja avaliação vai de 1 a 5, sendo então uma nota considerada ótima. Notadamente, por ser uma Instituição Pública de Ensino Superior, o fato de ser um curso gratuito também se torna um diferencial, especialmente considerando que se trata de uma graduação que exige dedicação e disponibilidade em tempo integral dos discentes, o que na maior parte do tempo limita a possibilidade dos alunos manterem emprego”, diz.
O curso dispõe de 4 principais linhas de pesquisa: Construção Civil e Tecnologia, Sistemas Estruturais, Recursos Hídricos e Saneamento, Geotecnica e Transportes.
Engenharia de Alimentos
Segundo a presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, professora Glêndara Martins, o egresso da Engenharia de Alimentos tem aderência para atuar na indústria de alimentos, no setor de inspeção e fiscalização sanitária e na pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos (VISA, MAPA, Ministério da Pesca, Embrapa, entre outros). “O Engenheiro de Alimentos é um personagem importante na pesquisa na área de Ciência de Alimentos aplicada a extração de compostos bioativos para produção de alimentos funcionais, desenvolvimento de novos alimentos, ampliação da vida útil de alimentos existentes, desenvolvimento de embalagens, equipamentos e processos para a indústria alimentícia de pequeno, médio e grande porte, além do setor cooperativo agroalimentar”, pontuou.
Engenharia Elétrica
Engenharia Elétrica é um dos cursos de engenharia ofertados no Câmpus de Palmas. Os primeiros anos têm disciplinas comuns às engenharias como cálculo e física. O curso tem cinco anos de duração desenvolvidos sobre três eixos: Ciclo básico, profissionalizante e específico. As grandes áreas abordadas são: eletrônica, telecomunicação e sistemas elétricos de potência.
As disciplinas têm abordagens técnica e prática, que possibilitam a formação de empreendedores, gestores e profissionais com senso de liderança e de trabalho em equipe.
Filosofia
Para o coordenador do Curso, professor José Soares, “na UFT os professores e servidores em geral possuem uma estrutura humana motivada e que se destaca pelo empenho na pesquisa e no trabalho acadêmico. O curso de Filosofia, por exemplo, possui um corpo docente de praticamente 100% doutores e conta com livros, artigos e trabalhos publicados em boas revistas e editoras.”
Jornalismo
De acordo com a coordenadora do curso de jornalismo da UFT, Valquíria Guimarães, o campo de atuação do Jornalista é bem vasto, vai desde as mídias tradicionais: Rádio, TV, Jornal, Sites, Assessorias de Comunicação/Imprensa, até o empreendedorismo, sendo o jornalista dono do seu próprio negócio de comunicação. O trabalho do jornalista envolve criatividade, disposição e compromisso com a informação. Independente da área que ele vai atuar. O jornalista é um curador da informação.
Medicina
A prioridade do Curso de Medicina é a formação de um profissional médico com qualidades técnicas e humanistas, apto a trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da Saúde. O estudante desenvolve e aprimora habilidades e competências para intervir em ações de saúde integral, especialmente no contexto de desenvolvimento da Amazônia Legal - preparando-se um profissional identificado com os valores éticos e culturais dos povos da Amazônia.
O campo de atuação para os profissionais da Medicina é vasto. O mercado de trabalho encontra-se, por exemplo, em consultórios, clínicas, hospitais, ambulatórios, laboratórios - no âmbito público e privado. A docência e a pesquisa são também possibilidades de atuação. O médico, ainda, encontra oportunidades na esfera administrativa e em políticas de saúde, em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde pública.
Nutrição
O único curso superior de Nutrição presencial no Tocantins iniciou as atividades em agosto de 2009 e é um curso integral, com previsão de oito semestres de estudos (ou 3.405 horas de aula) para sua conclusão. Segundo a coordenadora, professora Tatiana Evangelista, o corpo docente tem 23 professores, 19 com doutorado, dois afastados para doutoramento e dois professores mestres. O formado em Nutrição tem um campo de atuação bem diverso.
Pedagogia
O egresso de Pedagogia poderá atuar em diversas frentes do conhecimento pedagógico. O Projeto Político Pedagógico do curso define, na grade curricular, que o pedagogo pode trabalhar na Educação Infantil, na primeira fase do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.
De acordo com a professora do curso de Pedagogia, Dilsilene Santana, o objetivo da graduação é formar professores para exercer funções docentes na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em nível médio, atuação na área de serviços e apoio escolar da educação profissional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. "Também é possível exercer cargos em Gestão Escolar, ambientes jurídicos, empresariais ou qualquer outro local que necessite do conhecimento pedagógico", destaca.
Teatro
Grupos teatrais, produtoras culturais, televisão, cinema, espaços culturais, ONGS e pontos de cultura são algumas das diversas possibilidades de atuação do profissional de Teatro, além de poder atuar prioritariamente no campo da instituição escolar.
Segundo a coordenadora do colegiado, Renata Ferreira: "ao ingressar no curso de Licenciatura em Teatro na UFT, o aluno vai ter contato com professores de diversas áreas, com projetos de pesquisa e extensão diferenciados. A conexão com a região Norte torna a experiência artística uma oportunidade singular de maior contato com as expressões artísticas brasileiras", afirma.
A coordenadora completa ainda, que, o diferencial dos indivíduos que optam por fazer o curso de Teatro na UFT, é a criatividade e a sensibilidade pelo gosto no trabalho coletivo, sendo mais capazes de disciplina pessoal para gerenciarem suas carreiras criando possibilidades para outros mundos possíveis.
Redes Sociais