Sisu e PSC têm 40 vagas para graduação em Ciências Econômicas, no Câmpus de Palmas
Com possibilidade de atuação tanto na esfera pública quanto na privada, o graduado em Ciências Econômicas tem um vasto leque de opções à frente: assessoria econômica em qualquer ramo de atividade; elaboração de projetos de investimento; auditor em avaliações econômico-financeiras; consultor, pesquisador ou analista de conjunturas econômicas e também docência. O curso de Ciências Econômicas da UFT (Câmpus de Palmas) tem 40 vagas disponíveis em dois processos seletivos distintos - o Processo Seletivo Complementar (PSC) - cujas inscrições foram abertas neste 29 de março - e o Sistema de Seleção Unificada (via MEC), que abre inscrições dia 6 de abril. (veja mais detalhes dos dois processos ao final do texto)
De acordo com o Guia de Orientação Profissional, elaborado pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), a profissão foi regulamentada em 1951, destacando que cabe ao profissional economista "zelar pela análise, avaliação, viabilização e execução das ações e dos programas em conformidade com os princípios da 'eficiência' na gestão das ações e dos recursos (...) cabendo-lhe desenvolver técnicas e processos voltados para o cumprimento do princípio da 'economicidade' a ser seguido na gestão de ações, programas e recursos".
Competição para atrair novos acadêmicos!
De acordo com o Cofecon, a profissão é reservada a bacharéis em Ciências Econômicas, diplomados no Brasil; ou aos que possuem diplomas de cursos regulares no estrangeiro, desde que devidamente revalidados conforme a legislação educacional brasileira. Como forma de atração de novos acadêmicos, o próprio Cofecon tem, em sua plataforma digital, uma competição virtual para que secundaristas conheçam um pouco mais da profissão. A competição dá prêmios, em dinheiro! As inscrições ocorrerão de 5 de abril a 3 de maio de 2021. Acesse http://www.desafioquerosereconomista.org.br/.
O curso
De acordo com a página interna do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UFT, no Câmpus de Palmas, a graduação tem duração de oito semestres (4 anos) e uma carga horária de 3000 horas. Ainda de acordo com a página, o curso de graduação em Ciências Econômicas deve formar um profissional capaz de compreender e enfrentar as transformações econômicas e sociais, contextualizadas nas dimensões de espaço e tempo. "Desta forma, o bacharel em Economia deve apresentar sólida formação geral e domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, de tal forma que o egresso possa revelar:
- Base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
- Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos;
- Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; e
- Domínio das habilidades relativas a efetiva comunicação e expressão oral e escrita."
Na página do curso é possível conferir a relação de professores e suas áreas de atuação, a grade curricular e as disciplinas do curso.
Além das atividades formais, que compõem o currículo, o Bacharelado em Ciências Econômicas oferece diversas oportunidades para complementação da formação acadêmica do aluno, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, como participação em Programas Institucionais (PET, Monitorias, estágios) e projetos e grupos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores e alunos. O Curso conta com 22 docentes, sendo 13 doutores, cinco mestres e quatro em processo de doutoramento.
De acordo com a coordenação do curso, os projetos de pesquisa e extensão são desenvolvidos em três linhas:
- 1) Teoria Econômica e Métodos Quantitativos;
- 2) Economia Regional, Urbana e Agronegócio;
- 3) História Econômica, Economia Brasileira e Desenvolvimento Econômico.
Sisu e PSC 2021/1
Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As inscrições para os cursos, cujas vagas serão ofertadas no Processo Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br.
Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).
Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.
O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!
Redes Sociais