Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFT é aprovado na primeira fase da Operação COP 2024
Início do conteúdo da página
ALUNO DESTAQUE

Aluno da UFT é aprovado na primeira fase da Operação COP 2024

Por Daniela Freire | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 11h24 | Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2024, 10h18

Aluno COP 2024

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem a satisfação de anunciar que o aluno José Carlos Alves Moreira foi selecionado para participar da primeira fase do Programa Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima, o programa é organizado pelo The Climate Reality Project Brasil, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas, visando formar uma nova geração de líderes na luta dessa temática.

Moreira, que cursa Direito no Câmpus de Palmas, foi um entre os 50 jovens selecionados em todo o país para participar do programa. A seleção foi realizada por meio de um processo rigoroso que avaliou o conhecimento dos candidatos sobre mudanças climáticas, seu interesse em questões ambientais e sua capacidade de liderança. Neste momento, os participantes estão recebendo uma formação nacional intensiva com pesquisadores, tomadores de decisão e ONGs sobre diplomacia climática e negociações internacionais.

O resultado almejado para a próxima etapa que será divulgado em agosto é a participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP 29), em Baku, capital do Azerbaijão. Dos selecionados, 12 jovens representarão o Brasil como parte da delegação brasileira.

O aluno conta com entusiasmo a oportunidade recebida. “Minhas expectativas do programa são as melhores. Primeiro porque a gente já teve dois encontros e porque eu já tenho contato com os outros jovens embaixadores do clima. Assim, é uma galera incrível e as trocas que a gente tem lá são muito verdadeiras e muito importantes para debater a questão climática”, afirma.

Um dos processos de análise que está sendo feito pelo estudante é a observação dos impactos das mudanças climáticas do lugar onde está inserido, que busquem questionar a sociedade e o poder público em ações que gerem impactos positivos. Durante todo esse período do curso, os jovens estarão sendo avaliados pela organização. O engajamento com as dinâmicas e atividades da operação COP é crucial e contribui para o processo de aprendizagem sobre o tema.

registrado em:
marcador(es): Aluno,Home
Fim do conteúdo da página