Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT participam do Encontro Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Etnia no SUS
Início do conteúdo da página
UFT em Ação

Professores da UFT participam do Encontro Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Etnia no SUS

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 15h09 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 15h16

Design sem nome (2).png (Foto: Acervo pessoal/ José Damião)

Nos dias 7 e 8 de março, foi realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), em Brasília – DF, o Encontro Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS. 

O Encontro teve como finalidade a criação de Comitês nos territórios e ampliação das condições necessárias ao exercício da equidade das mulheres, modificando as estruturas machista e racista que operam na divisão social do trabalho, além de promover processos educativos na área da equidade de gênero e raça na área da saúde.

Estiveram pela área acadêmica os professores da UFT: Damião Rocha, do curso de Pedagogia e Mirian Cristina dos Santos Almeida, do curso de Enfermagem. Além desses, participaram outros representantes do Tocantins da área da saúde, do movimento social como a Byanca Marchiori, da Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins, e a professora Maria Aparecida  de Matos, da Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas e dos conselhos de saúde.

Conforme o Programa Equidade, as desigualdades de gênero e etnicorracial ocupam espaço histórico na sociedade. E, segundo pesquisa do IBGE, em 2022, das 48,8 milhões de mulheres negras em idade para trabalhar, somente 51,5% estavam no mercado de trabalho, além de receberem menos da metade dos rendimentos que homens brancos e cerca de 60% do rendimento médio das mulheres brancas/amarelas. Considerando, ainda, que a força de trabalho feminina na saúde corresponde a mais de 70%, o desafio institucional é evitar as diversas violências no trabalho no SUS.

 

Fim do conteúdo da página