Acadêmica de Jornalismo da UFT desenvolve TCC sobre história do TCE/TO
"Quem vê hoje a estrutura do Tribunal de Contas, dentro de um complexo de três prédios, muito bem equipado, não imagina como tudo começou”. Assim inicia o documentário “Afinal de Contas”, criado, dirigido e produzido pela acadêmica Vilmara Bianchi, como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O documentário, que resgata a história dos 35 anos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), está disponível no YouTube, foi exibido para a banca avaliadora no início de dezembro e atingiu a pontuação máxima. Na última terça-feira (19), Vilmara recebeu, das mãos do atual presidente da instituição, André Luiz Matos, uma homenagem surpresa.
De acordo com a acadêmica, um dos objetivos de seu trabalho é fazer com que ele chegue até o cidadão e seja, assim, uma fonte de informação. “Muita gente não conhece a função do TCE, que é uma instituição basilar, que fiscaliza as contas públicas. O cidadão, por exemplo, pode denunciar, para o Tribunal de Contas, que a segurança pública de seu bairro não está boa”, explica Vilmara, que também é servidora da instituição.
Dessa forma, a história da Corte de Contas é contada por pessoas que participaram dos acontecimentos ao longo de suas três décadas e meia, como o conselheiro decano, José Wagner Praxedes. “Durante 20 minutos, 12 personagens revelam as dificuldades iniciais, conflitos com gestores, a exemplo da tentativa de silenciar decisões do Tribunal e as inovações e desafios dos dias atuais”, comenta Vilmara.
Também participaram do vídeo a ex-diretora do Instituto de Contas, Marilda Piccolo; a assessora especial de comunicação, Dhenia Gerhardt; a assistente de Ouvidora, Kamilla Oliveira e a servidora Márcia Barbosa.
O projeto acadêmico será exibido dentro da programação dos 35 anos do TCE Tocantins.
Redes Sociais