Dossiê que discute o estágio supervisionado na formação de professores está com prazo aberto para submissão
A fim de discutir o tema "Debates contemporâneos sobre estágio supervisionado na formação de professores", a revista Desafios abriu prazo para submissão de artigos que vão compor o dossiê sobre o assunto. As inscrições devem ser feitas até dia 31 de março de 2024 através da plataforma da revista, conforme o modelo e orientações disponíveis.
O editor-chefe, Thiago Nilton Alves Pereira, destaca a importância em debater o assunto: "É uma excelente oportunidade para a discussão dos novos currículos implementados nas universidades. Um momento de discussão entre as metodologias utilizadas nos processos de formação de professoras e professores em nosso país!".
Os organizadores do dossiê são os pesquisadores: Evando Carlos Moreira (UFMT), Marciel Barcelos (UFT) e Matheus Lima Frossard (UFMT).
Veja abaixo mais detalhes sobre a edição:
Ementa: Com as novas diretrizes de formação de professores, a carga horária destinada às experiências de intervenção profissional foi ampliada, tendo em vista a curricularização das ações de extensões e as práticas pedagógicas com temporalidades definidas e distribuídas ao longo do curso. Contudo, os estágios curriculares ainda se constituem como espaços privilegiados de organização, planejamento e intervenção pedagógica para os futuros professores. Nesse sentido, o presente dossiê objetiva reunir estudos de diferentes áreas do conhecimento que debatam o estágio curricular supervisionado a partir de temas contemporâneos, tais como: educação antirracista, gênero e diversidade, práticas pedagógicas inovadoras, avaliação educacional, dentre outros, objetivando dar visibilidade as pesquisas que têm produzido conhecimento no/do/sobre o percurso formativo.
Justificativa: O contexto educacional contemporâneo está em constante evolução, demandando uma formação de professores cada vez mais ampla e adaptada às demandas da sociedade. Uma das mudanças significativas nesse cenário é o aumento da carga horária destinada às experiências de intervenção profissional durante a formação de professores, com práticas pedagógicas distribuídas ao longo do curso e a curricularização das ações de extensão. No entanto, apesar dessas transformações, os estágios curriculares supervisionados permanecem como o espaço privilegiado de organização, planejamento e intervenção pedagógica para os futuros professores. Nesse sentido, é crucial promover um debate aprofundado e multifacetado sobre os estágios curriculares supervisionados, destacando sua relevância no processo formativo dos futuros professores. Este dossiê visa reunir estudos de diferentes áreas do conhecimento que abordam o estágio curricular supervisionado a partir de perspectivas contemporâneas. Tais perspectivas englobam temas cruciais, tais como a educação antirracista, gênero e diversidade, práticas pedagógicas inovadoras e avaliação educacional, dentre outros. Ao oferecer espaço para a discussão desses tópicos, o dossiê visa não apenas enriquecer o diálogo acadêmico, mas também fornecer visibilidade a pesquisas que têm produzido conhecimento fundamental no âmbito do percurso formativo na formação inicial de professores. O objetivo é contribuir para uma formação de professores mais inclusiva, reflexiva e sensível às complexas demandas da educação contemporânea. Portanto, este dossiê é justificado pela necessidade premente de atualizar e aprimorar a abordagem dos estágios curriculares supervisionados, tornando os processos educacionais mais igualitários e alinhados com as demandas atuais da sociedade e do campo educacional.
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