Ministro das Relações Institucionais vem à UFT para tratar sobre a Casa do Estudante e o HU
Nesta sexta-feira (10), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, esteve no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para a assinatura do termo de doação do prédio público que sediará a Casa do Estudante da UFT.
De acordo com o reitor da Universidade, Luis Eduardo Bovolato, o provimento deste prédio é um esforço institucional, que visa prover todos os câmpus da UFT com restaurantes e moradias. “Com a moradia de Palmas iremos completar este ciclo. Sua importância é muito grande, pois faz parte da política de Assistência Estudantil, que promove condições de permanência aos nossos estudantes, com elevado grau de vulnerabilidade, a permanecerem na Universidade”, comentou.
O evento também contou com a mobilização das comunidades interna e externa da Universidade em prol da implantação do Hospital Universitário da UFT (HUFT). “O Hospital Universitário vai transformar não só a formação dos profissionais de saúde, colaborar para a pesquisa e o conhecimento, mas também vai transformar o atendimento à população, não só da cidade de Palmas, mas de toda a região. Um Hospital Universitário significa qualidade no atendimento, ultra especialização, fixação de profissionais e muito atendimento à população”, pontuou Padilha.
O anúncio do PAC, um programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, realizado em agosto, não contemplava a implantação do Hospital Universitário da UFT. “A partir de então, começamos a fazer uma mobilização para trabalhar junto com a bancada federal e, também, com os Ministérios da Educação, da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a necessidade de contemplar investimentos para o HU, para o ano de 2024”, explicou o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker.
O valor da obra de construção do HUFT é estimado em pouco mais de 200 milhões de reais. “Era necessário que o Governo Federal aportasse o mesmo valor. Nesse sentido, a visita foi feita pela caravana federativa do Governo Federal, para que pudéssemos apresentar a demanda ao Ministro de Relações Institucionais e mostrar a mobilização que está sendo feita não só por nós, UFT, mas também pelos parlamentares, para conseguir esse aporte de recursos para a retomada da implantação do HUFT”, esclareceu Leineker.
Redes Sociais