Revista Desafios, vinculada à Propesq UFT lança edição especial temática
A Revista Desafios, periódico institucional vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação e Inovação da UFT (Propesq) lançou na última terça feira, 15 de agosto, uma nova edição temática especial intitulada “PIBID em tempos de pandemia: proposições pedagógicas em questão”. O dossiê temático traz uma série de produções acadêmicas que discutiram e analisaram com mais profundidade as experiências e atividades executadas nos diversos projetos e subprojetos institucionais do Programa de Iniciação de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. A nova edição da revista pode ser acessada aqui.
Dentro dessa perspectiva a edição dá visibilidade às ações pedagógicas exitosas de estudos e aplicabilidades que envolveram técnicas, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagens aplicadas na educação básica, no contexto de pandemia, em que se executaram os projetos institucionais via tecnologias digitais, tanto híbridas como remotas, nos diferentes espaços de educação. Além disso, a edição especial oportunizou uma discussão sobre a formação inicial e continuada de professores e avaliou os desafios e estratégias enfrentados e produzidos pelas instituições de educação básica e superior para a implementação do Programa PIBID, em contexto social e sanitário adverso, principalmente para aquelas unidades escolares da região norte do país.
O professor Thiago Pereira, editor organizador do dossiê, ressalta que a edição traz para o conhecimento público ações desenvolvidas dentro do PIBID durante a pandemia que foram fundamentais para a garantir a qualidade do ensino e aprendizagem no Tocantins no contexto mais crítico da pandemia, sobretudo no Tocantins. “ Essa edição especial traz um retrato das ações que foram desenvolvidas durante a pandemia da COVID -19 dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que visou contribuir com atividades para mitigar os impactos de aprendizagem sobre o ensino fundamental e médio nas unidades escolares do estado do Tocantins”, pontua o professor.
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