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Escola de Desenvolvimento de Servidores

Progedep inicia processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024

Por Denise Neves | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 10h47 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 10h47

A Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - PROGEDEP inicia o processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2024 da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Essa ação é recomendada pelo Decreto no 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112/90 quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

O PDP visa promover o desenvolvimento das competências necessárias aos servidores públicos de modo a prestarem um serviço de excelência e qualidade ao cidadão e será divido em 5 etapas.

Para construção do PDP é necessária a realização do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento - LND ,que tem como finalidade conhecer e identificar quais as principais dificuldades da equipe no exercício de suas atribuições técnico-administrativas e docentes, para, posteriormente, tornar possível para a unidade de gestão de pessoas e a ENAP analisar e planejar as ações de capacitação e treinamento.

Entenda como funciona

O servidor de equipe denominado "usuário pdp" deve fazer na Etapa 1 o LND - levantamento das necessidades de desenvolvimento em reunião com sua equipe.

Na Etapa 2 deverá lançar as necessidades no Portal Sipec.

Depois, na Etapa 3 essas necessidades são validadas pelas chefias imediatas denominadas "chefe pdp".

Posteriormente, na Etapa 4, essas necessidades são priorizadas e convalidadas pelas UGP's - unidades de gestão de pessoas.

Por fim, Etapa 5, o chefe máximo (Reitor) validará o PDP 2024 e encaminhará ao órgão central.

Quem é quem

➔ Usuário PDP - servidor da equipe, que cadastra no sistema Sipec as necessidades de desenvolvimento identificadas pela equipe.

➔ Chefia PDP - gestor imediato da equipe, que realiza a validação das necessidades da sua equipe que foram cadastradas no sistema Sipec pelo Usuário PDP.

➔ Representante Operacional do PDP - servidor indicado pelo gestor máximo da unidade ou campus, que cadastra os Usuários PDP e Chefias PDP das equipes no portal SIPEC, coordena as ações locais de levantamento de necessidades de desenvolvimento e valida as necessidades cadastradas no Portal SIPEC pelas equipes do campus/unidade.

➔ Representante Gerencial do PDP - servidor da coordenação de capacitação (CC|PROGPE), que solicita abertura do processo e justifica novas revisões, cadastra no sistema e orienta os Representantes Gerenciais nos processos locais, prioriza e detalha soluções, e conclui o preenchimento das necessidades.

➔ Aprovador PDP - autoridade máxima (reitor), que avalia as alterações conforme PDI e encaminha ao Órgão Central SIPEC.

Para Luani Coelho Pedreira Rodrigues da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFT, “o PDP torna propício o diálogo das equipes de trabalho para o planejamento das ações de capacitação que serão realizadas no ano subsequente. A UFT reconhece a importância da qualificação de seus servidores e, portanto, lança mão deste instrumento para desenvolver as competências necessárias a fim de alcançarmos um trabalho de excelência”.

Saiba mais sobre o PDP

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