Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre SES-TO e UFT fomenta a realização de curso sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco na Vigilância em Saúde
Início do conteúdo da página
Parceria

Parceria entre SES-TO e UFT fomenta a realização de curso sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco na Vigilância em Saúde

Por Laiany Alves – Governo do Tocantins | Publicação: Denise Neves | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 09h56 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 10h04

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) fomentaram a realização de curso piloto sobre “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco na Vigilância de Doenças e Agravos não transmissíveis na Amazônia Legal". A abertura do curso ocorreu na terça-feira, 27, no Câmpus de Palmas da UFT e contou com a participação de profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde, Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias e Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

A intenção é qualificar profissionais do Estado para promover discussões e apoiar os municípios com o objetivo de fomentar o planejamento das ações com foco no ODS.  André Ribeiro, responsável pelo núcleo de educação permanente da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-TO, explicou que a educação permanente é um processo de transformação de práticas e pode contribuir para a discussão dos ODS nos territórios do Estado. “Acreditamos que qualificando os profissionais da vigilância e atenção poderemos levar aos municípios a discussão das metas e objetivos do desenvolvimento sustentável, um trabalho de esforços globais para uma vida sustentável no planeta que envolve todos os setores da sociedade, e a saúde é um deles”.

 A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra participou da abertura do curso e reforçou a importância do ODS para a sustentabilidade do planeta. “Temos um desafio gigante pela sustentabilidade do planeta e nossa ao mesmo tempo, a saúde e a educação são primordiais neste processo, todos os objetivos são correlatos para o bem comum. Especificamente o Objetivo 3 “Saúde e Bem-Estar” está intimamente ligado a mudança de comportamentos e a nossa percepção de risco para contrair ou transmitir doenças.  O Sistema Único de Saúde tem um papel formador muito sólido, e necessitamos alinhar nossos planejamentos futuros para atingir esses objetivos do desenvolvimento sustentável. Nossa meta é ter cidadãos sadios e economicamente ativos num planeta saudável”.

A coordenadora do curso Prof. Dra. Marta Azevedo dos Santos, falou que os profissionais estarão participando da interiorização da agenda 2030, dos objetivos de desenvolvimento sustentável junto à vigilância de doenças e agravos não transmissíveis (Dant) das Secretarias Estaduais e municípios do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. “Um projeto de gestão compartilhada para o fortalecimento da vigilância das doenças e agravos não transmissíveis e a promoção da saúde com perspectivas de ações e projetos inovadores voltados para o ODS, uma proposta a ser apresentado aos demais estados brasileiros”, disse.

 ODS

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável contempla uma declaração com 17 objetivos e 169 metas, que levam em conta o disposto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio de maneira a completar e responder aos novos desafios apresentados.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global destinada aos países em desenvolvimento, com a finalidade de erradicar a pobreza extrema, proteger o meio ambiente e o clima, garantir que as pessoas em todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Nutrição,Home
Fim do conteúdo da página