Hospital Universitário da UFT é tema de reunião realizada nesta terça-feira (06)
Nesta terça-feira (06), o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, juntamente com representantes dos docentes e alunos do curso de Medicina se encontraram com o vice-governador do estado, Laurez Moreira, em reunião que discutiu a retomada de posse da área destinada à construção do Hospital Universitário (HU) da UFT.
O encontro ocorreu devido à cláusula presente em documento de doação, assinado anteriormente, que garantia a reversão da posse do terreno ao estado, caso o Hospital Universitário não fosse construído pela universidade, após cinco anos.
“Chegamos a licitar a obra, mas tivemos um conflito jurídico entre as empresas participantes, que foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão final veio somente após um ano e meio e os recursos que nós tínhamos na Lei Orçamentária da União para essa ação já não existiam”, explica o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.
Outros percalços, dentre eles, a pandemia de Covid-19 e a redução do orçamento da universidade inviabilizaram a contratação do serviço e a construção do HU. No entanto, a tentativa de retomada da posse da área é realizada porque os projetos para a construção do hospital já haviam sido desenvolvidos.
“Estamos agora em tratativas, oficiando o estado e manifestando o interesse da universidade em reaver a área que seria destinada ao hospital. Já encaminhamos ofícios. Como o governador está em viagem, o vice-governador nos atendeu, manifestou apoio incondicional ao nosso projeto e nos dará retorno em, no máximo, dez dias”, pontuou Bovolato.
Participaram do encontro os professores do curso de Medicina Henrique Furtado, Gessi Carvalho e Luiz Sinésio; e representantes do Centro Acadêmico do curso.
O Hospital Universitário é um patrimônio que será destinado a todos os cursos da área da saúde da UFT, atenderá à comunidade externa e também abrirá espaço para outras instituições de ensino.
Redes Sociais