Professoras do Curso de Jornalismo são homenageadas pela produtividade em pesquisa
O reconhecimento do compromisso e dedicação à pesquisa das docentes do Curso de Jornalismo, Profa Dra Cynthia Mara Miranda e Profa Dra Maria José de Pinho, foram um dos destaques nas comemorações dos 20 anos da UFT.
Elas receberam a placa de honra ao mérito como mulheres bolsistas produtividade de destaque no CNPQ e FAPT. A Bolsa Produtividade é a de mais alto nível do CNPq.
Com o projeto "Narrativas do Feminicídio na Amazônia", a professora Cynthia Mara Miranda ressaltou que é um grande desafio fazer pesquisa na região norte: "Atuar como pesquisadora produtividade do CNPq na área da Comunicação e Informação na região norte é desafiador em um contexto de intensas desigualdades regionais e poucas possibilidades de fomento local. A maioria das bolsistas e dos bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq tem atuação profissional na região sul e sudeste, assim, mesmo com os obstáculos locais e regionais, é gratificante fazer ciência e contribuir para formação de recursos humanos em nosso estado", afirmou Cynthia.
Por seis anos consecutivos contemplada como bolsista produtividade, a Profa Maria José de Pinho é coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas no Estado do Tocantins, que por sua vez está vinculada a uma rede internacional (RIEC). A rede atua em outros oito países com o foco de pesquisa na sustentabilidade, ecologia dos saberes, ruptura com a lógica da fragmentação disciplinar do conhecimento.
"Em nosso projeto a inovação é considerada como um desafio que visa superar concepções e propostas educacionais e procura identificar escolas que estão aprendendo e transmitindo uma nova consciência e valores humanos", explicou Maria José.
Redes Sociais