A UFT TV está no ar!
A emissora é afiliada da Rede Nacional de Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um passo histórico nessa segunda-feira (22) e inaugurou a emissora UFT TV. A emissora já está funcionando no canal 2 da televisão aberta em Palmas e proximidades. A UFT TV é uma parceria da Universidade com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sendo uma das afiliadas da Rede Nacional de Comunicação Pública de Televisão (TV Brasil).
O agora Diretor de Rádio e TV da UFT, Júnior Duarte, explicou que a inauguração da emissora é fruto de um trabalho de anos e que envolveu grande equipe, bem como a parceria da gestão e da EBC. Ele destacou que a UFT TV é “uma televisão educativa que vai atender toda a comunidade interna e externa da Universidade”. Duarte ressaltou, ainda, que o papel do veículo é mostrar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, bem como “promover a criatividade dos jovens que estão no mercado, para que eles movam, mudem o mundo, pois a comunicação é uma grande ferramenta necessária para isso”.
Um dos presentes e principais articuladores para a concretização do projeto foi o gerente Executivo da Rede Nacional de Comunicação Pública da EBC, Vancarlos Alves, para o qual a inauguração é um marco para a comunicação pública no Tocantins. “A UFT TV é nossa representante e a gente espera que essa parceria possa avançar e a gente consiga levar o melhor da programação nacional e regional para todo o estado”, comentou Vancarlos.
O conteúdo da programação é um dos assuntos que mais gera expectativa, por se tratar de um veículo público, as possibilidades são diversas. O reitor Luís Eduardo Bovolato explicou que a programação buscará ser diversificada, focando na divulgação de informação de qualidade, educação, cultura e produção científica. “E é com muita alegria que [tenha sido], coincidentemente, no mês de maio, quando a Universidade comemora seus 20 anos de implantação”, lembrou o professor.
A Extensão também estará presente na programação da UFT TV. A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, revelou estar animada para trabalhar em parceria com a emissora e levar os programas de extensão para dentro das casas das pessoas por meio do audiovisual, que faz com que, nas palavras da professora, “brilhe os olhos de quem assiste”.
A relação entre televisão e cultura é muito próxima. Representando o governo estadual, o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, esteve presente na inauguração e destacou a importância da universidade no sistema da formação de um povo e da educação. O secretário apontou que a “televisão, assim como a rádio, ajudando a cultura tocantinense, é mais um veículo para disseminar, fomentar e ajudar a fortalecer a cultura do estado”.
Sob a perspectiva do ensino, a emissora terá um importante parceiro: o curso de Jornalismo da UFT. Para a professora Daniella Soares, coordenadora do curso, “é um privilégio contar com uma TV, que o curso de Jornalismo pretende colaborar na programação e no planejamento de programas que venham a atender o público do ponto de vista jornalístico”.
Redes Sociais