Inauguração do RU traz mais comodidade para os estudantes do Câmpus da UFT em Miracema
No último dia 04 de maio, o Câmpus da UFT em Miracema realizou a cerimônia de inauguração oficial do Restaurante Universitário (RU) do Câmpus. Na ocasião, estavam presentes o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa; e a diretora do Câmpus de Miracema, Kalina Brito. Também marcaram presença na cerimônia, autoridades locais, a comunidade universitária e egressos dos cursos ofertados no Câmpus de Miracema que estiveram à frente das mobilizações para a implantação do RU do Câmpus.
A cerimônia, realizada no período da manhã, foi encerrada com o almoço no próprio Restaurante Universitário. O RU do Câmpus de Miracema, que já estava atendendo a comunidade universitária desde o dia 02 de maio, oferece café da manhã, almoço e jantar. A estrutura, disposta em uma área de 160,87m² conta com cozinha, área de atendimento, depósito de material de limpeza, lavatório, armazém e banheiros. O refeitório do RU tem capacidade para acomodar até 70 pessoas e nos períodos de almoço e jantar pode servir mais de 300 refeições.
Para a diretora do Câmpus, Kalina Brito, a inauguração do RU significa a realização de um sonho antigo da comunidade acadêmica de Miracema e mais um passo para garantir a permanência dos estudantes na Universidade: “Uma luta que se iniciou há muitos anos atrás, mas com garra e determinação da comunidade acadêmica conseguimos realizar este sonho de muitos. Representa um degrau a mais rumo a formação e crescimento profissional. É um incentivo. É mais um passo em busca da garantia de acesso e permanência de nossos estudantes na universidade e em busca de melhores condições e qualidade de vida em sua estadia nos nossos espaços. Enfim, é uma das formas de praticarmos a chamada assistência estudantil a eles que são o motivo da universidade existir: os estudantes”.
O estudante Manoel Rodrigues, que está no 7° período do curso de Psicologia, também acredita que o RU está contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos estudantes, principalmente aqueles em vulnerabilidade social: “Vejo no R.U uma grande contribuição para todos aqueles que cumprem uma rotina integral de estudos ou que ainda não dispõem de maiores recursos para uma alimentação. Essa é a efetivação de uma importante política de assistência estudantil, uma vez que temos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Eles passam a ter aqui a possibilidade de se alimentarem de maneira nutritiva, a um baixo custo, melhorando a sua relação com a rotina acadêmica sem essa necessidade de deslocamento e no mesmo lugar em que estudam”.
Manoel também destaca o papel do movimento estudantil do Câmpus, na concretização do sonho de terem acesso a uma alimentação de qualidade dentro do espaço universitário. “Acho importante ressaltar que esta obra é uma realização de todos, após uma luta árdua e demorada, e de todos aqueles que passaram e almejam esta conquista. É uma importante vitória do movimento estudantil que pauta isso há anos”, conclui o estudante.
Confira alguns registros da cerimônia
Redes Sociais