Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rede Rhisa é apresentada na UFT
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Rede Rhisa é apresentada na UFT

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 11h52 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 15h18

Aconteceu hoje, 03 de março de 2023, no Câmpus de Palmas da UFT, a apresentação da Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia – Rede Rhisa. A plataforma une ciência, governos, indústria e sociedade civil em prol da Amazônia Legal. 

Professores, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além de órgãos de governos e entidades do terceiro setor que atuam no ecossistema de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Tocantins tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, a ferramenta.

Para o coordenador da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira, “essas visitas, que chamamos de campanha de engajamento, são feitas numa organização âncora no Estado, que no Tocantins é a UFT. Mas a rede não é uma proposta sediada em uma única organização, e sim, entre organizações”.

No Tocantins, a anfitriã da plataforma foi a docente Liliana Pena Naval, que aponta “projetos como esse são muito importantes, pois promovem a participação da comunidade e de representações minoritárias. Hoje aqui temos representantes de lideranças indígenas, de comunidades quilombolas, de ribeirinhos e pessoas responsáveis pelos manejos dos parques e bacias e trazer a sociedade civil e minorias para dentro da Universidade”.

Kellen Lagares, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente – PPGCiamb, fala que “a expectativa de parcerias como essa é muito grande, pois o Programa já desenvolve ações com foco em sustentabilidade na Amazônia e o fato de terem contato com agentes externos da academia só fortalece e é uma possibilidade muito valiosa”.

Também participou da reunião Maria Ângela Gomes, presidente da Associação de Mulheres Agroextrativistas do Cantão - AMA Cantão, do município de Caseara. Para ela, “a experiência de troca entre as comunidades e a Universidade é muito importante e vai fazer a diferença na lida no campo, na base”. 

Durante o encontro, nesta manhã, os coordenadores da plataforma esclareceram aos presentes, as dúvidas de como aderir à plataforma Rede Rhisa.

Sobre a Rede Rhisa

A Rede Rhisa é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara, com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o apoio do Governo do Amazonas e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Tem, por finalidade, conectar pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em dois anos, a Rhisa já foi apresentada à comunidade científica dos 18 municípios polos do Amazonas e aos estados do Acre, Rondônia, Roraima e parte do Pará. A mobilização no Tocantins é a primeira do ano de 2023, quando o projeto também será apresentado ao Amapá, Maranhão e à cidade de Belém.

Saiba mais acessando o site Rede Rhisa

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Pesquisa,Home,PPGCiamb
Fim do conteúdo da página