Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto HackaTruck visita a UFT pela segunda vez
Início do conteúdo da página
Capacitação

Projeto HackaTruck visita a UFT pela segunda vez

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 17h18 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 16h16

O HackaTruck Maker Space, projeto de capacitação profissional itinerante da área de Tecnologia da Informação, estará no Câmpus da UFT em Palmas a partir da próxima segunda-feira, 16 de janeiro, para a realização de um curso de capacitação voltado para o desenvolvimento IOS com aplicação em Internet das Coisas. Serão 5 semanas de capacitação. As atividades se iniciam no dia 16 de janeiro e vão até 17 de fevereiro. Nesse período, serão  trabalhados temas como programação Swift, ferramentas Watson, Cloud Services e Internet das Coisas.

O curso tem como público alvo os 56 alunos e professores da UFT que participaram do processo seletivo realizado pela equipe do HackaTruck, em outubro de 2022. No entanto, todas as instalações do caminhão tecnológico do projeto, que será montado entre o prédio da Biblioteca e o Bloco I, estarão abertas para a visitação da comunidade acadêmica e externa, a partir das 8h. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado de conclusão.

É a segunda vez que o HackaTruck vem à UFT. A parceria entre o projeto e a Universidade é fruto de um convênio firmado entre a UFT e o Instituto Eldorado, que representa o HackaTruck. A primeira visita do HackaTruck à Universidade foi em 2017 e resultou no desenvolvimento de diversos aplicativos.  O professor Tanilson Dias dos Santos, do curso de Ciências da Computação da UFT dá alguns detalhes do que os estudantes e os visitantes vão encontrar no caminhão: “O pessoal do HackaTruck está  com uma carreta super equipada com um material de alta tecnologia, iPhones, MacBooks. Eles também trazem um braço da Inteligência Artificial  IBM Watson e os instrutores são todos formados e bem capacitados pelo Instituto Eldorado  e pela IBM. Então é um pessoal que já possue uma carga de conhecimento bem legal e já aplica isso no mercado”.

Sobre o Projeto

Iniciado em 2015, o projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. Ele tem como  objetivo oferecer capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem. Todas essas atividades são desenvolvidas através de um laboratório móvel que funciona como uma sala de aula itinerante.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas aqui.





   

registrado em:
Fim do conteúdo da página