Atos normativos, administrativos e acadêmicos serão publicados em novo ambiente
Os atos normativos, administrativos e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins passarão a ser publicados em um novo ambiente, o Boletim de Serviço Eletrônico (BSE), a partir de 1º de janeiro de 2023. A implantação do BSE faz parte do processo de aperfeiçoamento e implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A minuta de normatização do Boletim de Serviço Eletrônico foi aprovada na última segunda-feira (12), na reunião do Conselho Universitário (Consuni). A normatização foi coordenada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic).
Segundo as informações da Protic, o BSE já é utilizado por diversos órgãos públicos do país, incluindo também diversas instituições de ensino, e com a integração aos processos do SEI, todos os atos que precisam de ampla publicidade serão facilmente disponibilizados no Boletim, sem a necessidade de diagramação ou compilação de diversos atos diferentes. "Os próximos passos para implantação do Boletim são as normas referentes a quais setores e atos serão publicados, pois está previsto inicialmente no BSE apenas resoluções, portarias e editais", explica o diretor de Soluções Digitais, Werley Teixeira Reinaldo.
O que é o BSE?
É um veículo oficial de publicação de atos praticados no âmbito de uma Instituição. O BSE funciona como um compilador das documentações emitidos no âmbito da instituição, simplificando a forma de publicação e promovendo uma maior transparência ao disponibilizar a ferramenta de busca de informações. Com a aprovação do texto-base que institui o BSE na UFT, todas as publicações oficiais (os atos normativos, administrativos e acadêmicos) serão realizadas por meio do Boletim de Serviço Eletrônico a partir do dia 01 de janeiro de 2023.
Como funcionará?
A operacionalização do BSE será realizada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) em conjunto com as demais unidades administrativas que estabelecerão as diretrizes, procedimentos e instruções para a utilização do BSE.
O que muda?
- A resolução de instituição do BSE revoga a Resolução nº 18, de 22 de novembro de 2006, que dispõe sobre normas para a publicação e divulgação do Boletim Informativo da Universidade Federal do Tocantins.
- Todos os editais, resoluções, portarias e demais atos precisam obrigatoriamente ser publicados através do SEI;
- A publicação de atos no Portal da UFT fica condicionada à publicação no BSE.
Benefícios do BSE
● publicação dos atos oficiais em tempo real ou em data futura;
● consulta pela internet dos atos publicados;
● interatividade e navegação intuitiva;
● configuração de textos, imagens e tabelas com facilidade; e
● histórico das ações realizadas;
Resumo - Inicia a partir do dia 01/01/2023. |
Redes Sociais