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Reitor da UFT participa de encontro da Andifes que discute a educação no futuro

Por Assessoria de Comunicação Andifes e Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 15h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 15h54

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está reunida no Rio de Janeiro, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), para o Seminário “A Educação no Futuro”. Para contribuir nas discussões o evento está recebendo convidados que vivenciam a educação da pré-escola à pós-graduação e a Ciência & Tecnologia no dia a dia para pensar, debater e propor ideias sobre o ensino superior, os profissionais do futuro, a expansão, inclusão, desenvolvimento e qualidade do ensino superior, a ciência, tecnologia, inovação e a relação com a sociedade.

O reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, que está participando do evento, destaca a importância de pensar o futuro, analisando o presente. Ele enfatiza ainda, o quão positivo está sendo a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apresentação dos dados do censo da educação, levando elementos importantes para que se possa pensar políticas mais assertivas do ponto de desenvolvimento da educação superior no Brasil. "A ideia é despertar para uma ampla reflexão a respeito não só do papel das universidades, mas como o ensino superior vai se portar frente às demandas que a sociedade nos coloca", conclui ele. 

A Educação no Futuro

O futuro não é um evento com hora marcada, mas, sim, uma construção processual inserida nos projetos e contradições socioeconômicas do país, com bases fundamentadas na história. Para contribuir com esse processo, é necessário responder a questões presentes, pensando nas múltiplas possibilidades de evolução social, em especial, da educação.

Deve-se considerar que muitos dos humanos que estarão na universidade do futuro, já estão nas escolas de hoje. O que não sabemos ainda é se o modelo institucional, os currículos das etapas do processo formativo e as formas de ingresso ao ensino superior serão os mesmos de hoje. Mudanças, como as apresentadas pelo Censo da Educação Superior 2021, são apenas reflexo do período distópico da pandemia ou são caminhos naturais a partir de agora?

Essas e muitas outras questões são tema do Seminário, que é o ponto de partida para reflexões que não serão esgotadas em apenas dois dias de discussão. O objetivo é estimular o debate desses temas na academia e na sociedade, envolvendo educação básica, superior, profissional, pública e privada, com a necessidade de participação de atores relevantes, com interações internacionais, e com uma carga de conhecimento que vise contribuir e enriquecer a pauta.

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