EdUFT dá continuidade às publicações com o lançamento de cinco livros
Neste último mês, com a reorganização da Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) e a produção científica de professores e pesquisadores da instituição, a editora lançará mais cinco livros de autoria do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas da UFT (Neped). Todos os livros serão no formato e-book e estarão disponíveis para serem baixados no site da editora e alguns deles também terão tiragem impressa, a partir de agosto.
Os livros são parte de um processo de acúmulos e formação dos professores envolvidos no Neped. Nas obras, são abordados os temas educação, pobreza e desigualdades sociais em suas múltiplas dimensões no Tocantins. Além disso, as obras problematizam temas das políticas educacionais e sua relação com outras políticas sociais, levantando desarranjos da prática pedagógica, do currículo, da formação docente e dos direitos humanos a partir de diferentes enfoques teórico-conceituais e metodológicos.
A coordenadora do núcleo, Juciley Silva Evangelista Freire, conta que o objetivo do Núcleo na produção destes livros é o aprofundamento da pesquisa neste campo, na universidade. “Os títulos da Coleção EPDS tomam como foco de análise temas e problemas da realidade social e sua relação com a educação, buscando dar visibilidade aos sujeitos quase sempre invisibilizados nos debates acadêmicos: as crianças pobres e extremamente pobres, os estudantes das escolas pauperizadas e beneficiários de programas sociais de transferência de renda. O sentido desta coleção, portanto, é colocar a UFT no debate das relações entre educação, pobreza, desigualdades sociais e suas manifestações nas políticas e nas práticas educativas, no currículo da educação básica e do ensino superior e na formação de professores”, explicou ela.
Os autores envolvidos nos artigos passaram também por processos formativos desenvolvidos pelo núcleo, nos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, com financiamento da Secadi/MEC/FNDE.
Para o atual presidente da EdUFT, professor Ruhena Kelber Abrão, o núcleo tem se destacado não apenas no viés da pesquisa com esta importante e necessária coleção de publicações que abordam temas tão caros, mas também contribuindo ativamente no que tange a extensão por meio de cursos de aperfeiçoamento e atividades de ensino, fazendo deste coletivo de professores que integram o Neped referência no estado e região Norte do país.
Obras
Abaixo você confere as obras disponíveis. A EdUFT esclarece que os livros da Coleção ainda não foram lançados. O lançamento oficial dos cinco volumes será no próximo mês, no Evento da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação (Afirse), que ocorrerá em Palmas, entre os dias 17 e 20 de agosto. Na sequência, os mesmos poderão ser baixados de forma gratuita no site https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora.
* Trajetórias, Temas e Problemas das Relações entre Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais | Organizadores: Juciley Evangelista Freire; João Nunes da Silva, José Carlos da Silveira Freire | Disponível aqui.
* Coleção EPDS
Volume 1 - Educação, Pobreza e Desigualdade Social: quem são os alunos pobres nos planos de educação do Estado do Tocantins | Organizadores: Juciley Silva Evangelista Freire; Joedson Brito Dos Santos
Volume 2 - Políticas e Práticas Educacionais, Pobreza e Desigualdade Sociais: sujeitos e contextos sociais | Organizadores: Juciley Silva Evangelista Freire; Joedson Brito Dos Santos; Francisca Rodrigues Lopes
Volume 3 - Educação, Pobreza e Políticas Públicas | Organizadores: João Nunes Da Silva; Viviane Drumond; Cleivane Peres Reis
Volume 4 - Formação, Práticas Educativas e Currículo Escolar: Pobreza e Desigualdades Socioculturais em Foco | Organizadores: José Carlos Da Silveira Freire; Layanna Giordana Bernardo Lima; Brigitte Ursula Stach Haertel
Volume 5 - Educação, Pobreza, Desigualdade Social e Direitos Humanos | Organizadores: Juciley Silva Evangelista Freire; Doracy Dias Aguiar De Carvalho; José Wilson Rodrigues De Melo
O núcleo
O núcleo prioriza em seus projetos a reflexão crítica acerca das causas e consequências das desigualdades sociais e sua relação com a educação, assim como os impactos das políticas públicas de inclusão social nas políticas e práticas educacionais no Brasil e, em particular, no Tocantins.
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