Professor lança livros sobre as Interfaces da Educação na Astronomia
O professor Fábio Matos Rodrigues, do colegiado do curso de Licenciatura em Física (Câmpus da UFNT em Araguaína) publicou recentemente duas obras sobre "Interfaces da Educação em Astronomia", ambas pela Editora Cultura Acadêmica e em coorganização com Rodolfo Langhi. O volume 1 destaca "Relatos Reflexivos sobre a História da Astronomia no Ensino" e o segundo volume aborda as "Ações Dialógicas na Prática de Ensino de Astronomia".
Ao resumir as obras, o professor Rodrigues explica que as publicações são derivadas das atividades realizadas com o público em geral, resultados e desdobramentos de pesquisas de pesquisas realizadas por monitores e colaboradores do Observatório DIdático de Astronomia "Lionel José Andriato", na cidade paulista de Bauru. Segundo ele, nas obras estão presentes fatores importantes para o desenvolvimento de atividades, com dados históricos e processos formativos promovidos com o objetivo de dispor da Astronomia de modo mais significativo na Educação Básica. "Um dos fatores marcantes da Astronomia é a interdisciplinaridade, ou seja, a forma como as outras faces da Ciência se intercomunicam nas explicações de fenômenos celestes característicos. Nesse sentido, para explorarmos a interdisciplinaridade inerente à Astronomia, tais obras contaram com a escrita de licenciandos em Física, Química, Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática, assim como mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho". Nesse paradigma interdisciplinar levamos ao público formas de interações, relatos de experiências e recursos metodológicos que podem ser replicados em outros cenários para a exploração de conceitos, tendo a Astronomia como a base potencializadora para uma educação científica mais significativa", pontua.
Rodrigues enfatiza que a criação dos livros foi uma ação feita em conjunto com o professor Dr. Rodolfo Langhi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru (SP), por meio da ideia surgida no próprio Observatório Didático de Astronomia, um ambiente de produção e com equipe bastante comprometida, segundo o professor da UFNT. Ele diz que apesar de a pandemia ter interrompido temporariamente parte das atividades, o tempo serviu para uma dedicação à escrita das pesquisas, "revelando por meio delas, nossas ações que são frutos de nossas interações com tanto com público-alvo de nossas pesquisas, quanto o público geral", complementa.
Ele relata que as obras contém relatos de experiências, frutos das pesquisas desenvolvidas e atividades que podem ser reproduzidas em outros contextos. "Por se tratar de um grupo heterogêneo de atuação, isto é, licenciandos em Física, Química, Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática, Mestrandos e Doutorandos do Programa de Pós-Graduação da Unesp de Bauru, entende-se que por meio delas revelamos a interdisciplinaridade inerente à Astronomia. Assim, fazendo o uso da Astronomia como pano de fundo, diversos conceitos relacionados com as grandes áreas da Ciência são explorados, além de apresentar formas de abordagens temáticas que podem sugerir aos professores caminhos alternativos para o ensino", destaca.
Rodrigues é graduado e mestre em Física, especialista em Ensino de Ciências, mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus (BA) e doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista - Júlio Mesquita Filho - (Unesp) em Bauru (SP).
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