Arraiá da UFT em Gurupi será no dia 15 de junho
Com a finalidade de valorizar o patrimônio cultural imaterial da região Sul do Tocantins, o Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está se preparando para o Arraiá da UFT. O tradicional evento de extensão é realizado pelos Centro Acadêmicos, em parceria com Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), no dia 15 de junho, a partir das 19h, no Complexo Esportivo do Câmpus.
Segundo o diretor da unidade, professor Rodrigo Tavares, a ação é uma das contribuições da Universidade na construção do conhecimento multiprofissional teórico-prático sobre cooperativismo, cultura, empreendedorismo, associativismo, regionalismo e tradição. "Além de fomentar a integração entre as pessoas de nossa região, acreditamos no princípio de que a comemoração aponta para nossas origens com a valorização de uma das maiores tradições brasileiras", comenta Tavares.
André Filipe, membro da comissão organizadora e aluno de Engenharia Florestal, conta que a programação terá brincadeiras de origens caipiras, muito sertanejo e uma competição de dança das quadrilhas. "Teremos ainda, a tradicional Vila do Arraiá, um espaço ornamentado com bandeirolas, fogueira, barracas de Comidas e Bebidas Típicas, Barraca do Beijo, Correio Elegante, entre outras atrações", anuncia André.
Organização
A organização do evento envolve os alunos em suas agremiações, atléticas e centros acadêmicos, além de reunir empresas, governos, associações e terceiro setor. Todos unidos para divulgar e promover a tradição tocantinense dos “Arraiá juninos”, festas típica do mês de junho que, em geral, comemora as datas de Santo Antônio, São João e São Pedro, mas expande-se para garantir interação, entretenimento, emprego, renda e negócios.
Redes Sociais