Prazo para apresentação de recursos sobre contas institucionais bloqueadas segue até 26 de maio
Segue aberto até o dia 26 de maio de 2022 o prazo para interposição de recursos, por usuários que tiveram contas institucionais da UFT (de sufixo @uft.edu.br) bloqueadas por falta de readequação aos novos espaços disponibilizados pelo Google. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) informa que os prazos do processo de ajuste do espaço de armazenamento dos serviços do Google Workspace (E-mail, Drive e Fotos) serão mantidos (Confira o cronograma no quadro abaixo).
Cronograma de ações
- De 30/04/2022 a 26/05/2022 - Período para usuários recorrerem da desativação de sua conta de e-mail, devidamente fundamentado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- A partir de 27/05/2022 - Ocorrerá a remoção da conta do usuário em desacordo com as medidas emergenciais;
Novos espaços
- Egressos: Espaço de 1 GB (gigabyte)
- Estudantes: Espaço de 10 GB (gigabytes)
- Docentes, técnicos e departamentos: Espaço de 20 GB (gigabytes)
Segundo a STI, após o prazo, as contas que não apresentarem justificativas ou qualquer movimentação serão removidas para que a instituição consiga realizar o ajuste ao espaço de armazenamento contratual junto ao Google Workspace para garantir o uso coletivo dos usuários da Universidade. Confira, no link abaixo, um tutorial publicado pela STI sobre como fazer a solicitação para reativação de contas bloqueadas:
Entenda mais
Conforme a Superintendência de Tecnologia da Informação, o processo de ajuste nas contas de e-mail - que já vem sendo anunciado desde março passado - visa atender à limitação de espaço imposta pela Google. A ação de bloqueio é automatizada, ou seja, a ferramenta de gestão de e-mails do Google executa os bloqueios baseada nas regras de espaço definidas para cada categoria.
"A STI tem ciência dos transtornos da medida, porém, está organizando as ações de forma gradual, com todas as informações e orientações necessárias, a partir de um projeto com planejamento, metodologia, riscos e cronograma para buscar minimizar os transtornos, inclusive destacamos que tais medidas foram iniciadas e comunicadas semanalmente por e-mail a aproximadamente 70 dias, as quais foram comunicadas por meio do portal da universidade e publicação de comunicados via Whatsapp", diz comunicado da STI, acrescentando que foram buscadas alternativas como a ativação de parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para uso dos serviços da Microsoft, que auxiliou os usuário a terem um local para armazenamento dos arquivos. Saiba mais detalhes aqui.
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