Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitores de Universidades do Tocantins discutem propostas para serem apresentadas aos candidatos ao governo
Início do conteúdo da página
iniciativa

Reitores de Universidades do Tocantins discutem propostas para serem apresentadas aos candidatos ao governo

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 12h12 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 13h50

O recém-criado Conselho de Reitores de Universidades do Tocantins se reuniram na manhã desta quarta-feira (13) para definir detalhes da geração de um documento conjunto com propostas para serem apresentadas aos candidatos ao Governo do Estado. A intenção é que cada reitor, junto com sua comunidade, discuta questões de interesse comum ligadas não só a educação superior e tecnológica, mas também a educação básica  e seu conjunto.

O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, destaca que esse é um movimento apartidário, cuja intenção é usar a experiência acumulada pelas maiores instituição de ensino superior do estado, para apresentar sugestões e ideias em um único documento, fortalecendo a educação em todos seus níveis. Para isso, o eleito pode avaliar as contribuições e, se julgar pertinente, acrescentar em seu plano de gestão. “As universidades do estado estão abertas para contribuírem para o desenvolvimento do estado”, garante Bovolato.

A primeira grande contribuição deste movimento é pensar o bem comum, pensar em que, de fato, enquanto instituições universitárias, elas podem contribuir para transformar a comunidade educativa e em geral, ressaltou o reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins, Gillianno Mazzetto. “Uma das coisas muito bonitas da instituição universitária é que ela é uma indutora social. Então cada vez mais a instituição deve ser propositiva, seja do ponto de vista de projetos, ementas e políticas públicas, ou de politicas de incentivo que ajude a comunidade, aqueles que são mais necessitados a serem atendidos, para isso que estamos aqui”, afirma Mazzetto.

Para o reitor pró-tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben essa é uma contribuição importante: “Nesse momento político é importante que a educação tenha essa visualização, uma vez que temos importantes instituições no estado”.

O Conselho

O Conselho de Reitores de Universidades do Tocantins nasceu com a atribuição de articular o encaminhamento de ações em conjunto de cooperação mútua e difusão de tecnologia e inovação no espaço econômico regional. Fazem parte do Conselho os reitores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade de Gurupi (Unirg), Centro Universitário Católica do Tocantins e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Home
Fim do conteúdo da página