UFT emplaca artigos científicos em revistas internacionais
Os Programas de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMCS) e o de Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins, tiveram dois artigos publicados em revistas científicas internacionais. Ambos os periódicos têm alta importância para a comunidade acadêmica da área. Os trabalhos foram desenvolvidos sobre análises de dados a respeito da mortalidade de pacientes com a Covid-19, no Brasil.
Daniela Mascarenhas de Queiroz Trevisan, doutoranda em Modelagem Computacional, participou das pesquisas e produção dos dois artigos. Segundo ela, a temática foi escolhida por se tratar do maior problema social da época. ''O país passava por picos de mortalidade de Covid-19 e, no momento da pesquisa, tinha o segundo maior número de mortalidade em números absolutos no mundo. Nossa contribuição foi trabalhar com os dados abertos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, buscando entender alguns fatores relacionados à pandemia'', explica.
Após meses de coleta e tratamento dos dados, análises e construção de relatórios, processos sempre respaldados pela literatura, Daniela pontua a relevância da ciência para a sociedade em tempos de crise. ''Com a pandemia, as disparidades de fatores sociais e econômicos ficaram mais evidentes. Então é de extrema importância que estudos neste sentido sejam desenvolvidos e compartilhados para que possam servir de ferramentas para políticas públicas'', ressalta.
Além da contribuição social, há também a realização como pesquisadora. ''Para que uma pesquisa seja publicada em importantes revistas internacionais, o trabalho é imenso, exige muita dedicação, mas é muito gratificante quando vemos o resultado e tudo que aprendemos durante o processo'', comenta. ''Sinto-me lisonjeada de trabalhar com pessoas tão competentes. Meus orientadores David Prata e Waldecy Rodrigues não pouparam esforços para a construção deste trabalho e isto fez toda a diferença'', agradece.
Artigos
''Climatic factors associated with economic determinants significantly affect the spread of COVID-19 in tropical Brazil'', publicada na revista One Health, investigou as diferenças espaciais na ocorrência de Covid-19 na Zona Tropical Brasileira e sua relação com fatores climáticos, demográficos e econômicos, apontando evidências de que esses fatores mantêm relação com a variação do número de casos da doença no país.
''Social, Economic and Regional Determinants of Mortality in Hospitalized Patients with COVID-19 in Brazil'', publicado na Frontiers in Public Health, teve o objetivo de verificar as chances de mortalidade de pacientes hospitalizados durante a infecção por COVID-19, com base em suas características econômicas, sociais e epidemiológicas. Este estudo apontou que há fatores socioeconômicos que oferecem mais risco de mortalidade do que algumas comorbidades.
Links
Redes Sociais