Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aberta seleção para docentes da Unitins com vagas para alunos especiais no PPGECS
Início do conteúdo da página
STRICTO SENSU

Aberta seleção para docentes da Unitins com vagas para alunos especiais no PPGECS

Por Ananda Portilho (Dicom/Unitins) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 15h23 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 15h56

O seletivo ocorre por meio do Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial, conforme previsto no Termo de Cooperação Técnica para o Fortalecimento de Programas de Pós-Graduação, assinado em 2021 pela Unitins e pela UFT

Está aberto o prazo para a inscrição de docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências e Saúde, ofertado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 07. Estão disponíveis 10 vagas por meio do Processo de Seleção Simplificada para Aluno Especial, em concordância com o Termo de Cooperação Técnica para o Fortalecimento de Programas de Pós-Graduação, assinado em 2021 pelas duas instituições.

Conforme o edital, podem participar da seleção profissionais de nível superior das áreas de Ensino em Ciências e Ensino em Saúde com vínculo ativo com a Unitins. Todo o processo de inscrição deverá ser feito on-line. Ainda de acordo com o edital, os critérios de seleção são exposição de motivos ou justificativa e análise do currículo, preferencialmente o Lattes. Do total de vagas disponíveis, 10% (duas vagas) serão destinadas para população preta, parda, indígena, quilombola e pessoas com deficiência, cujos candidatos obtiverem maiores pontuações.

As 10 vagas para alunos especiais são para a disciplina de Metodologia da Pesquisa, que tem carga horária de 60 horas e vai ocorrer no formato híbrido, sendo as aulas em dias de quinta-feira pela manhã, segundo informa o edital. É importante ressaltar que os profissionais aprovados no processo seletivo simplificado poderão concorrer, em outra oportunidade, para as vagas de aluno regular no Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 11 de março, a partir das 17 horas. As aulas iniciarão no dia 17 de março, conforme o cronograma divulgado pelas instituições.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que a parceria entre as instituições oportuniza a capacitação dos docentes que compõem os colegiados dos cursos da área da Saúde, em especial o novo curso de Medicina. "O mestrado em Ensino em Ciências e Saúde faz parte do plano de estruturação e ampliação da área da Saúde no Câmpus de Augustinópolis, onde temos Enfermagem e Medicina. Fizemos o mapeamento e identificamos a necessidade de titulação dos nossos docentes, principalmente os médicos, que já são bons profissionais, e que a gente trabalha para que sejam bons médicos professores. Essa parceria com a UFT traz a possibilidade de oportunizar a formação em nível de mestrado para os docentes da região, pois é um curso que vai discutir as políticas públicas de saúde, a realidade do território e, de forma específica, do Bico do Papagaio. Esse é apenas o primeiro projeto da Unitins nesse sentido e continuamos trabalhando para ampliar as oportunidades em cursos de mestrado. Acreditamos que o sucesso na formação do nosso acadêmico depende diretamente da qualidade da aula que o professor vai entregar. Capacitando nosso docente, entregamos para a sociedade acadêmicos cada vez melhores", pontuou.

Confira todos os detalhes do processo seletivo acessando o edital.

Fim do conteúdo da página