Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de AgroResidência em Administração Rural
Início do conteúdo da página
AgroResidência

Abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de AgroResidência em Administração Rural

Por Joice Danielle Pereira | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 10h18 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 09h09

O Programa de AgroResidência “A Administração Rural no Desenho de Estratégias Resilientes para a Inclusão Produtiva da Agricultura Familiar no Tocantins”  está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos primeiros bolsistas do projeto. Aprovado na chamada pública de 001/2021 da Secretaria de Agricultura  Familiar e Cooperativismo (SAF), o programa está oferecendo até 5 vagas, com pagamento de bolsas no valor de R$1.200,00, voltadas para estudantes e recém-egressos de cursos da área de  Ciências Agrárias e afins. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 11 de fevereiro de 2022.

Quem pode participar

Podem participar do processo seletivo o estudante ou recém-egresso de cursos da área das Ciências Agrárias e afins de qualquer Instituição de Ensino Superior, que atenda aos seguintes requisitos: se for graduando, o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso da área de Ciências Agrárias e afins e apresentar documentação que comprove que se encontra apto a se formar, já os candidatos recém-egressos devem ter se formado em algum curso da área de Ciências Agrárias em no máximo 12 meses antes da publicação do edital. Também é necessário ter 29 anos completos até o dia do início das atividades do projeto, apresentar Coeficiente de de Rendimento escolar maior ou igual a 6,0, não possuir bolsa de qualquer natureza, não possuir vínculo empregatício, ter disponibilidade para viagens e para dedicar 40 horas semanais às atividades do Programa. 

Como realizar as inscrições 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, via e-mail. Para efetuar as inscrições, os candidatos devem reunir toda a documentação exigida no edital e enviar por e-mail para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com uma cópia para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até as 23h 59 do dia 11 de fevereiro. O processo seletivo será dividido em duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise curricular e do coeficiente de rendimento do candidato e a segunda corresponde a uma entrevista via Google Meet. A seleção dos bolsistas será realizada por uma comissão formada pelo coordenador do projeto, o professor Cleiton Milagres,  e por duas professoras convidadas, que integram o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdade e Sistema Socioecológico da UFT. Um representante da unidade de residência Agrícola também fará parte da comissão.  

Objetivo do Programa de AgroResidência

Professor Cleiton (UFT) e Joaquim Neto (Ascolombolas Rios) na identificação dos autores locais para o Programa de AgroResidência em Mateiros/TO O projeto tem como objetivo apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos da área das Ciências Agrárias e áreas afins, por meio de treinamento prático e supervisionado, visando  atender duas unidades residentes: a Ascolombolas Rios (Associação de Agricultores Familiares Quilombolas das Comunidades do Rio Novo, Rio Preto e Riachão), localizada no município de Mateiros/TO e a Fazenda Buritizal, em Taquaruçu, distrito da capital tocantinense. 

Segundo o professor Cleiton Milagres, que é o coordenador do Projeto, a proposta é inserir os bolsistas na dinâmica da inclusão produtiva da agricultura familiar no Tocantins, possibilitando a inserção de ferramentas de gerenciamento para essas unidades residentes. “Por meio de uma assessoria técnica e de ferramentas da extensão rural, faremos visitas in loco nas unidades produtivas que terão como diretrizes o alcance de uma eficiência técnica, a estruturação de uma melhor gestão, o estímulo à sustentabilidade além criar estratégias que sejam resilientes para a inclusão produtiva e para o trabalho em rede”.  

Na foto, da esquerda para a direita, Juliana (Economia/UFT); Ivaniltom (Ascolombolas Rios); Cleiton (Administração/UFT) e Joaquim Neto (Presidente da Ascolombolas Rios)O professor também destaca que a assessoria dos bolsistas fará com que as propriedades rurais se beneficiem do conhecimento em áreas chaves para o desenvolvimento da agricultura familiar e, ao mesmo tempo, fará com que o residente alcance uma melhor qualificação profissional. “Essa interação entre teoria e prática, entre pesquisa e extensão, garante à residência agrícola seu caráter transformador à medida que impõe a necessidade de retorno à sociedade dos resultados alcançados, não em sua formatação exclusivamente acadêmica, mas integrados em propostas específicas que atendam a comunidade beneficiária. Isso possibilita uma eficiente gestão da inclusão produtiva para a agricultura familiar e que, de alguma forma, possa contribuir para o exercício profissional do residente” explica o professor.

 

Na foto, da esquerda para a direita, Ariana (Buritizal), Juliana (UFT) e Jerônimo (Buritizal)Para Joaquim Neto, presidente da Ascolombolas Rios, “a parceria com a UFT vem para unir o conhecimento universitário com os saberes locais e ainda fortalecer ações que possam trazer melhoria para as famílias que estarão envolvidas e ampliar o horizonte técnico dos residentes envolvidos”. Já para Ariana Silva, proprietária da Fazenda Buritizal, o Programa de  AgroResidência “vai possibilitar aos residentes a integração na dinâmica produtiva da fazenda e contribuir com os planos de ampliação da produção de queijos".

Além de ser vinculado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o programa conta com a parceria da Fapto (Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins) e do grupo de trabalho formado pela professora Juliana Melo, do curso de Economia da UFT do campus de Palmas e pelas professoras Renata Petarly e Roseni Moura, ambas do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Vale ressaltar que esse grupo de trabalho compõe o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistema Socioecológico (Neruds) que está em fase de implementação na Universidade.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de fevereiro, via e-mail, para cada candidato  e também será publicado no site da UFT. O início das atividades do projeto está previsto para 07 de março de 2022. O local e horário para a assinatura do termo de compromisso para os bolsistas selecionados será informado posteriormente via e-mail e no edital de divulgação do resultado final. Mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital.  

registrado em:
marcador(es): Editais,Home
Fim do conteúdo da página