Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT distribui material orientativo sobre a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde
Início do conteúdo da página
humanização

HDT-UFT distribui material orientativo sobre a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde

Por Daianni Parreira | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 21h48 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 11h03

A Comissão de Humanização do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou neste mês de outubro uma campanha permanente de divulgação da Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde. A ação constitui na distribuição de material orientativo sobre o documento produzido pelo Conselho Nacional da Saúde (CNS), resolução Nº553 de 03 de agosto de 2017.

Foi disponibilizado panfleto com resumo das diretrizes na recepção do hospital, além da distribuição aos usuários e acompanhantes; e para acessar o material no site, clique aqui.

A assistente social e membro da Comissão de Humanização, Eliane Brito Wanderley, reforça que divulgar a carta sobre os direitos dos usuários é uma das estratégias para dar visibilidade à importância dos cidadãos no processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e assim fomentar a perspectiva de uma gestão compartilhada.

De acordo com CNS, a carta leva em consideração pontos importantes como a saúde das mulheres, das pessoas com deficiência, da população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, dos povos e comunidades tradicionais, das populações que vivem nos campos, águas e florestas e da população negra no Brasil. Essa é mais uma ferramenta para todas as pessoas assegurarem seu direito à saúde.

“É importante ressaltar que a carta foi construída coletivamente, fruto de muito diálogo entre especialistas de diversas entidades e movimentos sociais que defendem um SUS cada vez melhor. É a população garantindo seu direito constitucional de participação social”, conclui na apresentação no documento.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página