UFT comemora o dia do Servidor Público
Servir é ter utilidade, auxiliar cumprindo deveres e funções. É isso que 2084 servidores públicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) fazem diariamente. O dia 28 de outubro é lembrado para comemorar o dia destes profissionais que trabalham em diversas áreas da esfera federal, estadual e municipal. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Para alguns Servidor Público é aquela pessoa que trabalha em uma repartição da administração direta, nas mais diferentes frentes de carreiras, mas esse trabalho vai muito além. Leonardo Ramos Leite, Administrador do Câmpus de Palmas, acredita que o ato de ser Servidor Público deve ser entendido como algo maior que um simples conceito: “Intrinsecamente entendo que a função pública é muito mais que servir ao público, como o próprio código de ética descreve, ela acrescenta ao meu bem-estar e o êxito dos trabalhos desenvolvidos acrescentarão ao bom conceito de vida funcional e os atos praticados integram a minha vida particular. Por isso me orgulho de há alguns anos ter escolhido trilhar por esse caminho cheio de desafios, na certeza de que contribuí e contribuirei muito ainda para a entrega de serviços melhores a todos usuários dos serviços públicos”.
Joelma Paiva, Assistente em Administração do Câmpus de Porto Nacional, afirma que ser Servidor Público é atuar fazendo algo em favor de outra pessoa. “Dessa forma é possível contribuir com o bem comum da sociedade, desempenhando a missão de servir, não no sentido etimológico de submissão, mas sendo útil ao outro, indistintamente, com profissionalismo, compromisso, amor e dedicação”, garante a servidora.
Adriano Fraga Rodrigues Vital, Assistente em Administração do Câmpus de Gurupi, pensa semelhante. Pra ele, a profissão escolhida serve para contribuir com a sociedade por meio de um trabalho eficiente, eficaz e efetivo. “É dar um retorno aos contribuintes por meio da prestação adequada de serviços. É tentar romper todo dia com os estereótipos negativos da função”, pondera Vital.
A servidora Ana Carla, Técnica de Tecnologia da Informação do Câmpus de Miracema, reconhece a profissão como um privilégio pelo ato de servir a comunidade, sempre disposta a realizar o trabalho com amor, alegria, dedicação e responsabilidade. Já a professora Maria Santana, destaca a representatividade do Servidor: “Ser Servidor Público é poder contribuir com o meu Estado e poder representar a minha comunidade e as mulheres e em especial as negras”.
Semana do Servidor
Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFT e da UFNT e o departamento de Gestão de Pessoal das duas universidades, está realizando a Semana do Servidor, que este ano tem como tema (Re)inventar o sentido do trabalho. Os organizadores do evento explicam que a escolha do tema foi pensando no contexto de vida atual, com seus desafios e incertezas.
“Nos afastamos dos nossos ambientes de trabalho, dos colegas, do dia a dia do trabalho, como conhecíamos antes, tivemos que nos adaptar a trabalhar em casa, de um outro jeito, em outros horários e o trabalho acabou tomando conta de toda nossa rotina. Além de toda essa transformação no nosso jeito de trabalhar, ainda estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores no serviço público, e enquanto servidores precisamos reunir forças para resistir e lutar contra os ataques que sofremos a nossa classe e nosso trabalho”, afirmam os organizadores.
Para eles, se reinventar nesse momento é importantíssimo: “Precisamos redescobrir o sentido ou até mesmo, descobrir novos sentidos para nossa forma de viver e de estar em grupo novamente, de retomar nosso convívio. De compreender a dimensão do nosso trabalho enquanto servidores públicos, enquanto servidores da educação pública. O trabalho nos constitui enquanto sujeitos, a partir dele provemos a nós e a nossas famílias, então pensamos que reinventar seu sentido é também reinventar nosso jeito de viver e o que fazemos pra viver”.
Abaixo você confere a programação completa do evento e fica por dentro de como participar:
Redes Sociais