Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Egresso do curso de Enfermagem é aprovado em revalidação de diploma na Alemanha
Início do conteúdo da página
Da UFT para o mundo

Egresso do curso de Enfermagem é aprovado em revalidação de diploma na Alemanha

Por Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 12h37 | Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 12h37

O programa Talent Orange, que recruta e seleciona enfermeiros do mundo todo para trabalhar na Alemanha, foi o responsável pela escolha do egresso do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Hyago Connor. Ele escolheu a Alemanha para viver e trabalhar e conta como a UFT faz parte dessa história.

Hyago começou seus estudos na universidade em 2015, em agosto de 2019 se formou e em setembro no mesmo ano já mudou para São Paulo para estudar alemão, interessado no programa de recrutamento. A entrevista com a Talent Orange - na época Capitalent Medical – foi realizada quando ele ainda estava no último período da graduação. O curso de alemão teria a duração de seis meses, mas em virtude da pandemia ele só pode ir para a Alemanha em setembro de 2020.

“Eu escolhi a Alemanha para viver pela qualidade de vida e por ser uma referência mundial em saúde, bem como gostaria de vivenciar na prática a aplicabilidade de diferentes formas de sistemas de saúde e de se enxergar o processo saúde-doença, ainda que meu coração seja todo do SUS”, afirma o enfermeiro. Para ele, a facilidade no processo de seleção só foi possível em virtude da parceria exitosa que existe entre a coordenação do curso de Enfermagem e a empresa Talent Orange. “Projetos como esse já são bem famosos e existem pra alguns países onde a mão de obra da profissão é escassa”, comenta Hyago.

Depois de trabalhar um período no país, ele sentiu o desejo de revalidar seu diploma e continuar por lá, mesmo em meio aos desafios: “Essa revalidação representa pra mim um enorme obstáculo derrubado, a vida no exterior não é um mar de rosas, é necessário muita dedicação e horas de estudos pois a principal barreira é o idioma que assusta quem encara pela primeira vez, já que o contato do mundo com o idioma é praticamente escasso, ao contrário do inglês. É deveras assustador se imaginar em um cenário tendo que repassar o que se aprendeu na universidade em um outro idioma, bem como se fazer compreensível e com o vocabulário técnico/científico correto, porém não é impossível, assim como eu existem outros egressos da UFT aqui na Alemanha que estão construindo história por onde passam”.

Para Hyago, a UFT foi fundamental neste processo, pois foi onde ele teve a oportunidade de observar e aprender com grandes mestres. “Esses grandes mestres formaram muito  do meu caráter e da minha ética profissional, bem como os conteúdos e procedimentos que vi nas aulas de revalidação e na prática no trabalho, a grande maioria já haviam sido discutidos em sala de aula ou durante os estágios, haja vista que em muitos momentos as professoras nos questionavam sobre as diferenças nos manejos dos pacientes para com o tema, o sistema de saúde, entre outros”, comemora ele.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UFT, Ana Edith, explica que essa parceria é muito importante para a universidade, pois a internacionalização é necessária: “O aluno não perde o vínculo  com a sua universidade e estamos vendo a parceria para pesquisas. Além da oportunidade de trabalho e experiência que o egresso vai ter”. Ela também conta orgulhosa que a representante do Programa diz que os egressos da UFT são diferenciados e já enviou elogios sobre a formação deles, pela Universidade.

Conheça mais sobre o curso de Enfermagem da UFT clicando aqui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem
Fim do conteúdo da página