Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Falecimento: Doutora Honoris Causa Dona Juscelina
Início do conteúdo da página
PESAR

Nota de Falecimento: Doutora Honoris Causa Dona Juscelina

Por Poliana Macedo | Publicado: Domingo, 04 de Julho de 2021, 09h27 | Última atualização em Domingo, 04 de Julho de 2021, 09h27

É com pesar que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) informa o falecimento da Doutora Honoris Causa Lucelina Gomes dos Santos - a Dona Juscelina, do Quilombo Dona Juscelina, em Muricilância Tocantins, neste sábado, dia 03 de julho de 2021.

Dona Juscelina, nascida em 24 de outubro de 1930, na cidade de Nova Iorque no Maranhão, era neta de uma cativa. Benzedeira, devota e romeira de Padre Cícero, do Divino Espírito Santo, também foi lavradora, parteira, quebradeira de coco e griô, presidindo o Conselho de Griots da Comunidade desde a fundação.

Portadora do Título de Cidadã Muricilandense, título concedido pela Câmara Municipal de Muricilândia, no ano de 2012, pelos relevantes serviços prestados à Cidade de Muricilândia na construção de uma comunidade negra quilombola, resgatando e incentivando a cultura e os direitos desta comunidade.  No ano de 2016, como reconhecimento por sua importância na luta em defesa dos direitos da comunidade quilombola, recebeu o Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos - Categoria VIII - Igualdade Racial, concedido pela Secretaria de Cidadania e Justiça - Seciju do Estado do Tocantins.

Doutora

A concessão do título de Doutora Honoris Causa à Lucelina Gomes dos Santos - a Dona Juscelina do Quilombo Dona Juscelina - foi apreciada e votada por unanimidade pelo Conselho Superior (Consuni) da UFT no dia 24 de fevereiro de 2021.

 

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home
Fim do conteúdo da página