Curso de Relações Internacionais oferta 20 vagas pelo Sisu e 20 pelo PSC 2021/1
Na instituição o curso existe desde 2014 e teve a sua primeira turma ingressante no semestre acadêmico 2015/1.
O curso de Relações Internacionais da UFT, Câmpus de Porto Nacional, oferta 20 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1, e mais 20 vagas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2020/1. Os estudantes que entrarem neste semestre estudarão no período vespertino e poderão ter atuação no mercado internacional.
Entre as possibilidades de atuação no mercado estão as Organizações não governamentais (ONGs); os Órgãos públicos (federais, estaduais, municipais); as Empresas de importação e exportação; os Organismos internacionais, como as Nações Unidas (ONU) e Consulados; as Empresas e indústrias; além de Assessorias especializadas.
O coordenador do curso, Jan Marcel de Almeida, explica o porquê fazer curso de relações internacionais. “Com o aumento das relações entre países, os países e suas empresas buscam cada vez mais por profissionais capacitados para lidar com as mudanças diárias do cenário mundial, a diversidade de culturas, as complexidades políticas, econômicas e sociais de cada país. O profissional que for atuar nessa posição no mercado de trabalho ajuda a estreitar as relações além das fronteiras dos países, bem como intermedeia a negociação de acordos entre os atores internacionais localizados ao redor do mundo. Para tanto, é importante uma boa formação teórica, bom conhecimento de idiomas e ter capacidade de lidar com as mais diversas culturas”, pontuou.
Atualmente, o quadro docente do colegiado composto por 13 professores, sendo 12 doutores e 1 mestre.
Pesquisa
O curso de Relações Internacionais conta com três linhas de pesquisa. A linha I – Políticas públicas e desenvolvimento regional no marco das relações internacionais. Esta linha de pesquisa abrange estudos sobre políticas públicas nos âmbitos nacional, regional e internacional, tanto em perspectiva comparada quanto focalizada em estudos de caso.
Já a linha II – Movimentos sociais e direitos fundamentais no marco das relações internacionais. A linha engloba reflexões sobre as condições materiais no tempo presente e no passado e está composta por um complexo temático que envolve o mundo do trabalho, processos indenitários e os aspectos amplos e específicos da díade política-economia.
Na linha III - Instituições e segurança no marco das relações internacionais. Dois grandes temas da agenda de pesquisa em relações internacionais são objeto desta linha de pesquisa: instituições internacionais e segurança. A agenda de pesquisa em segurança está relacionada ao principal objeto de estudo nas relações internacionais: a guerra.
Projetos de Extensão
O curso está envolvido em diversos tipos de projetos de extensão. Confira alguns:
Relações Internacionais e Comércio Exterior: prospecção de mercados e estudo de inteligência comercial, parceria entre a UFT e a FAPTO; Internacionalização de Indústrias do Estado do Tocantins - parceria entre a UFT e a FIETO; LAERI digital; Observatório dos Movimentos Sociais e Comunidadea Tradicionais do Tocantins; Outras - Observatório Feminista; Outras Formas de enfrentamento das violências contra ás mulheres; Banheiros Feministas na UFT; Simpósio Feminista da UFT; Movimentos Sociais Nacionais e Transnacionais na Era da Mundialização do Capital e da Precarização do Mundo do Trabalho; Estudos para a paz e Segurança Internacional; Migrações Compulsórias e Grandes Empreendimentos na Amazônia: Perspectivas de Análises a partir de Gênero e Movimentos Sociais; BIDEM – Burocracias Internacionais e Democracia; Política Externa Brasileira: Poder e Discurso; Análise dos Discursos dos Ministros das Relações Exteriores do Governo Lula ao Governo Bolsonaro; Insights Comportamentais e Políticas de Superação da Pobreza: evidências sobre o viés do presente e aversão à perda.
Sisu e PSC 2021/1
Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas) e usará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem de 2020). E As inscrições para os cursos, cujas vagas serão ofertadas no Processo Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).
Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.
O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!
Redes Sociais