UFT terá participação em quatro exposições de artes visuais no Brasil
A Universidade Federal do Tocantins estará presente em pelo menos quatro exposições de artes visuais nos próximos dias, em iniciativas no Tocantins e também em outros estados. A participação da UFT se dará com a presença das professoras Amanda Leite e Renata Ferreira da Silva, nos eventos virtuais. Ambas são docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) e integrantes dos cursos de Pedagogia (Amanda) e Teatro (Renata), do Câmpus de Palmas.
Amanda,- que além de professora doutora, é fotógrafa, artista visual e pesquisadora na área das imagens, diz que "as convocatórias são de extrema importância, pois, além de serem um reconhecimento sobre o trabalho visual que estamos desenvolvendo em Palmas (TO), oportunizam diálogos com diferentes artistas de todo o Brasil". Ao falar dos eventos, destaca que são exposições que ocorrem em vários lugares do Brasil e, por serem virtuais, "criam oportunidades de trocas com qualquer pessoa do mundo! O trabalho que temos desenvolvido nas Artes Visuais exibe um conjunto de imagens provocadoras de pensamentos; abertas à diferentes leituras, sensações e produção de sentidos", complementa.
A professora doutora Renata acrescenta que "estamos felizes em participar destes eventos e dialogar com tantos outros artistas além de poder convergir atuação acadêmica e artista na academia. As fotos são produtos de pesquisa em formato artístico que evidenciam percursos interdisciplinares potentes."
Os eventos, on-line e abertos às comunidades interna e externa da UFT, contarão com oficinas, mesas de conversas temáticas e também exposições fotográficas, oriundas de convocatórias nacionais na área de Artes Visuais.
Confira, abaixo, com informações repassadas pelas professoras da UFT, quais são estes eventos e como poder participar deles :
Salão Independente de Artistas do Tocantins (SIÁ) - de 19 de março a 28 de maio de 2021
Link: https://www.casavisualgaleria.com/sia-salao-independes-do-tocantins
O SIÁ - Salão Independente dos Artistas do Tocantins é uma iniciativa dos Artistas Visuais do Tocantins. Exposição livre, não competitiva e virtual, na qual todos os artistas inscritos fazem parte da exposição. Com abertura no dia 19 de março às 20h, a exposição conta com 41 obras expostas no site da Casa Visual Galeria, disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021.
Com abertura no dia 19 de março de 2021, às 20h, em seu canal do Youtube, a exposição conta com 42 obras que estarão expostas no site Casa Visual Galeria. Os trabalhos estarão disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021.
Todas as obras inscritas foram automaticamente selecionadas para a exposição. Dessa forma é possível perceber uma diversidade de temas, técnicas e estilos que foram agrupados de maneira a compor conexões entre os trabalhos na exposição.
O visitante do SIÁ tem, ainda, a opção de apreciar outras configurações da mostra, além do arranjo expográfico apresentado e explorar outros circuitos das obras, através dos nomes dos artistas ou criando seu próprio percurso de visitação.
O SIÁ é um esforço coletivo e uma tentativa de criar um salão de arte totalmente independente, pensado e organizado por e pelos artistas tocantinenses. Essa exposição reflete também a importância da união e do compromisso dos artistas com o desenvolvimento e o fomento das Artes Visuais no Tocantins. Fruto da coletividade, da confluência entre os artistas e seus processos criativos.
O SIÁ também é uma oportunidade para divulgar jovens artistas, reunir artistas de várias regiões do Estado e de acompanhar a produção artística que nasce em meio a um mundo amedrontado e isolado pela pandemia. O SIÁ como exposição é um convite para conhecer o vasto universo das Artes Visuais no Tocantins.
Visite a mostra, aprecie as obras, acompanhe os bate-papos e conheça um pouco mais sobre o panorama da produção contemporânea das artes visuais no Tocantins.
Maré Foto Festival (Natal/RN) - de 19 a 23 de março de 2021
LInk: https://www.marefotofestival.com/
SOBRE O FESTIVAL - O Maré Foto Festival é um projeto coletivo que surge como espaço de potencialização de trabalhos de novos agentes da fotografia brasileira e propõe pensar a fotografia contemporânea desde o nordeste do Brasil.
Ao valorizar o papel político da imagem, buscamos impulsionar o intercâmbio de novas narrativas e pensar as possibilidades transversais da fotografia enquanto linguagem cada vez mais acessível e democrática. Acreditamos que a disputa imagética é fundamental para frearmos a distopia em curso no nosso país. É partindo dessa análise que lançamos como tema desta nossa edição #0 a certeza de que "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares".
Ressalta-se que nosso festival tem um compromisso com a participação, incentivo e difusão de artistas descentralizades, das margens e periferias do Brasil, de jovens fotógrafas e fotógrafos com produções emergentes a fim de inserir novos sujeitos na cadeia produtiva da fotografia, formar públicos e também consolidar novas conexões entre uma nova geração de fotógrafes. Propomos a construção do território de uma nova e pulsante fotografia autoral brasileira, feita e refeita por artistas inviabilizades ou fora do circuito elitista da arte.
Propomos espaços de pensamento coletivo, fóruns de debate e escuta, atividades de formação, fruição e circulação dessas novas vozes e olhares que precisam ecoar para transformar radicalmente a forma hegemônica de se pensar a fotografia. Viemos e queremos, junto com você, pensar a fotografia de pé no chão.
Amanda Leite e Renata Ferreira participam do Mare Foto Festival na Exposição Coletiva Permita o Afeto que conta com a curadoria de Mateus Sá.
Feira Matuta - Ribeirão Pires (SP) - de 18 a 21 de março de 2021
Link: https://linktr.ee/feiramatut
SOBRE A FEIRA - A Matuta (Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires) reúne editores, artistas gráficos, fotógrafos, escritores, poetas, designers e ilustradores da cidade, da região do ABC e Metropolitana de São Paulo, compondo a programação de exposição, mesas de conversa, lives, lançamento de livros, oficinas, apresentação musical e discotecagem. A programação é aberta e gratuita, sendo transmitida pelo Youtube e Instagram. As oficinas ainda estão com as inscrições abertas. Acesse o link na bio da @feiramatuta.
Criada pela Pólen Coletiva, a Matuta tem como objetivo reconhecer e estimular a produção e divulgação da cena local e criar uma rede de troca de experiências e vivências entre os artistas.
***O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc realizado pela @sejel_rp e pela @pref_ribeiraopires, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Amanda Leite e Renata Ferreira participam da Feira Matura com a Exposição Fotográfica Ambivalência (2020).
Além disso, Amanda Leite participará das Mesas de Conversa “Matutando Poesia” (19/03/21) e “Matutando Fotografia” (21/03/21), ambas ocorrem no canal da Feira Matuta no YouTube, às 17h. Evento aberto a toda a comunidade.
Festival Fruta Preta - Jaboticabal (SP) - Ocorre ao longo de 2021
Link: https://www.frutapreta.com.br/
SOBRE O FESTIVAL - Os pássaros abriram suas gaiolas, e num voo livre planaram sobre a província e deixaram suas sementes. Malditos pássaros, bendito voo, sagradas sementes cagadas. O solo da monocultura sucumbiu à pluriversidade e agora adubado germinam suas múltiplas sementes até então soterradas pela pacata revolta.
Há um Sol que nos torra, queima a todos igual. Mas as marcas são diferentes. Nós somos marcados pela história das jabuticabas do tempo. Mas não somos seus frutos. Nem os bons filhos que a casa torna. Existimos neste tempo, e agora em todo espaço.
Sapateamos sobre as ruínas da velha Athenas Paulista, adubamos e fomos além da realidade. Somos adubo. Alimentamos pela raiz antigos conceitos. E restaram apenas as jabuticabas de roseiras. A fruta resistente que não se sujeita aos mesquinhos, covardes, atrozes. Elas sim, inspiram, respiram e nos fazem transpirar.
.
!!! ROSA NASCE EM JABUTICABEIRA !!!
.
Somos Joaquim Velho, Cora e Alex. Somos resistência, aqueles para quem o silêncio é apenas um momento e jamais um ofício. Filhos da causa perdida, gritamos:
Sim! Somos os acéfalos financeiros e emocionais. Amor, arte, poesia, revolução. Somos a roseira espinhenta transada com jabuticabas melosas que caminham em direção a utopia.
Livres dos padrões exteriores, buscamos a vacina que cure. Nossos corpos fabricam anticorpos contra as injustiças, contra o mundo inviável e contra a sobrevida, minguante e velada.
Por uma vida plena de pássaros desenjaulados, voando livres e espalhando as sementes da arte.
Amanda Leite participará do Festival Fruta Preta através de Exposições Fotográficas coletivas e mesas temáticas que acontecerão ao longo de 2021 e serão abertas no canal do Youtube do evento. É importante seguir o instagram do evento para acompanhar as oficinas, mesas temáticas, etc.
Abaixo você confere algumas das imagens que comporão as exposições das professoras da UFT:
Redes Sociais