Programa de Inovação Pedagógica será lançado em live nesta terça (16)
O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Piip) será lançado nesta terça-feira (16 de março), às 16h, por meio de transmissão no canal oficial da UFT no YouTube. O programa selecionará 38 Projetos de Inovação Pedagógica dos cursos de graduação da UFT, dos câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.
O Piip tem como objetivo geral selecionar, apoiar, monitorar e avaliar Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) que tenham propostas inovadoras e que tragam transformações no processo de ensino-aprendizagem da UFT a partir de métodos, ferramentas e tecnologias educacionais.
O diretor de Políticas e Programas Especiais em Educação, Ary Henrique Morais, explica que o Piip é um programa especial em educação, que vem pra substituir outros cinco programas de monitoria (PIM, Pimi, Padi, PMD e PMTD), só que de forma mais avançada.
"A diferença é que inovação pedagógica é o grande mote. O objetivo é incentivar os docentes e estudantes a aplicarem suas práticas gerando produtos inovadores", diz.
Metodologia
As equipes executoras dos PIPs receberão incentivos financeiros na forma de auxílio para os docentes e bolsas para os alunos de graduação e pós-graduação. A equipe será formada por um docente coordenador do projeto, denominado CIP, um aluno de pós-graduação chamado TIP e seis alunos dos cursos de graduação definidos como MIP, dos quais um dos alunos MIP será selecionado a partir dos inscritos ingressantes em cotas indígena e/ou quilombola.
O Piip foi concebido com o foco na indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão pautado nos eixos:
- a) educação inovadora com excelência e qualidade;
- b) inclusão social;
- c) inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo;
- d) reconhecimento social;
- e) instrumentos de governança pública.
Os Projetos de Inovação Pedagógica devem buscar iniciativas que tenham a capacidade de gerar produtos e/ou serviços aplicáveis a inovação pedagógica (PSIP).
Mais informações sobre o programa serão apresentadas na transmissão de lançamento, oportunidade em que serão lançados o edital de seleção, página web e central de atendimento para a comunidade acadêmica por meio de telefone, chatbot e e-mail.
Redes Sociais