Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Inovação Pedagógica será lançado em live nesta terça (16)
Início do conteúdo da página
novidade

Programa de Inovação Pedagógica será lançado em live nesta terça (16)

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 23h36 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 10h28

O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Piip) será lançado nesta terça-feira (16 de março), às 16h, por meio de transmissão no canal oficial da UFT no YouTube. O programa selecionará 38 Projetos de Inovação Pedagógica dos cursos de graduação da UFT, dos câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

Live apresentará novo programa institucional (Foto: divulgação)

O Piip tem como objetivo geral selecionar, apoiar, monitorar e avaliar Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) que tenham propostas inovadoras e que tragam transformações no processo de ensino-aprendizagem da UFT a partir de métodos, ferramentas e tecnologias educacionais.

O diretor de Políticas e Programas Especiais em Educação, Ary Henrique Morais, explica que o Piip é um programa especial em educação, que vem pra substituir outros cinco programas de monitoria (PIM, Pimi, Padi, PMD e PMTD), só que de forma mais avançada.

"A diferença é que inovação pedagógica é o grande mote. O objetivo é incentivar os docentes e estudantes a aplicarem suas práticas gerando produtos inovadores", diz.

Metodologia

As equipes executoras dos PIPs receberão incentivos financeiros na forma de auxílio para os docentes e bolsas para os alunos de graduação e pós-graduação. A equipe será formada por um docente coordenador do projeto, denominado CIP, um aluno de pós-graduação chamado TIP e seis alunos dos cursos de graduação definidos como MIP, dos quais um dos alunos MIP será selecionado a partir dos inscritos ingressantes em cotas indígena e/ou quilombola.

O Piip foi concebido com o foco na indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão pautado nos eixos:

  • a) educação inovadora com excelência e qualidade;
  • b) inclusão social;
  • c) inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo;
  • d) reconhecimento social;
  • e) instrumentos de governança pública.

Os Projetos de Inovação Pedagógica devem buscar iniciativas que tenham a capacidade de gerar produtos e/ou serviços aplicáveis a inovação pedagógica (PSIP).

Mais informações sobre o programa serão apresentadas na transmissão de lançamento, oportunidade em que serão lançados o edital de seleção, página web e central de atendimento para a comunidade acadêmica por meio de telefone, chatbot e e-mail.

Fim do conteúdo da página