Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT é destaque em ranking das universidades que mais oferecem auxílio moradia no Brasil
Início do conteúdo da página
Proest

UFT é destaque em ranking das universidades que mais oferecem auxílio moradia no Brasil

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 17h39 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 17h39

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das 39 universidades que mais oferecem auxílio moradia no Brasil, segundo o Ministério da Educação (Mec). A divulgação foi feita pela Revista Quero, e na lista a UFT aparece em 19º colocação com número de 215 alunos com apoio moradia, representando 4% do total de acadêmicos matriculados. Os dados são relativos ao ano de 2019 e divulgados pelo Censo da Educação Superior em outubro de 2020.

De acordo com Salmo Sidel da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest), o número de auxílios moradia concedidos é maior do que o divulgado, "pois quando o estudante possui um outro auxílio, como no caso do auxílio pedagógico, os dados do Censo não conseguem fazer essa separação, e acabam não computando alguns beneficiados", explica. Conforme os dados atualizados da Proest, em 2019 foram 771 estudantes beneficiados com auxílio moradia, e em 2020, 750 acadêmicos receberam o auxílio. Estes dados podem ser acessados no portal da transparência da UFT: https://ww2.uft.edu.br/index.php/transparencia, na aba assistência estudantil.

Na UFT, além do auxílio moradia, é ofertado também os auxílios permanência, alimentação, saúde, apoio pedagógico e viagem (no caso de participação em eventos). A UFT também conta com 200 vagas em Casas do Estudante nas cidades de Arraias, Palmas (somente para indígenas), Porto e Tocantinópolis para atender aqueles que necessitam de suporte para se manter estudando.

A Proest acrescenta que para concorrer aos auxílios os estudantes precisam ficar atentos à publicação dos editais, divulgados no início de cada semestre letivo e se inscrever no programa escolhido nas datas previstas. No caso do Auxílio Permanência a bolsa é mensal no valor de R$ 400 reais, já o auxílio moradia é no valor de R$ 300 mensais. O estudante não poderá acumular mais do que dois auxílios e precisa estar em vulnerabilidade socioeconômica.

registrado em:
marcador(es): Proest,Home
Fim do conteúdo da página